Em agosto, a mais tradicional marca de refrigerantes de Santa Catarina completa 100 anos. A Max Wilhelm é reconhecida em todo o país por ser criadora da Laranjinha, um dos símbolos gastronômicos do estado que também completa seu primeiro centenário. O primeiro passo da comemoração é uma reorganização de portfólio, que desde os últimos meses acomoda também outras bebidas, como tônicas, águas saborizadas, energético e uma linha de coquetéis prontos para beber. Ao todo, são 18 produtos diferentes no mix.
Otávio Greuel, diretor da empresa, diz que a Max Laranjinha faz parte da identidade gastronômica de Santa Catarina. “Temos muito orgulho em estar na memória afetiva do catarinense, que, há várias gerações, brinda tanto os momentos de festa quanto o dia a dia da família com os nossos produtos”, diz. “Ao mesmo tempo, estamos em um momento de inovação muito importante para a história da empresa, criando novos produtos e buscando novos mercados”, acrescenta.

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A Max Wilhelm leva o nome do imigrante alemão que a fundou em 1925. Wilhelm chegou ao Brasil em 1923 e começou a trabalhar em uma fábrica de refrigerantes em Jaraguá do Sul. Dois anos depois, ele assumiu a operação e deu início à história que conhecemos hoje.
Em 1979, o advogado blumenauense Werner Greuel adquiriu a Max Wilhelm, que tinha uma estrutura à época que incluía outras fábricas e distribuidoras. Uma delas, em Blumenau, se tornou a sede da operação por volta dos anos 2000.
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MEMÓRIA COLETIVA
Em abril deste ano, o Jornal do Vale do Itapocu publicou um resumo da história da empresa, escrito por Ademir Pfiffer, onde diz que “Wilhelm não apenas criou uma marca de refrigerantes, mas também contribuiu para o crescimento econômico e esportivo de Jaraguá do Sul. Ele é descrito da memória coletiva catarinense”.
A famosa Laranjinha Max Wilhelm continua povoando as mentes de milhares de jaraguaenses que conheceram a fábrica – onde hoje está a Fort Atacadista – e viveram muitas histórias tomando a bebida de sabor insuperável.
Faz mais de quatro décadas que a fábrica foi vendida e saiu de Jaraguá, mas ela continua na memória afetiva e pode ser encontrada nos supermercados e comércios. A famosa marca MW é sinônimo de sabor e liderança no setor industrial e comercial de bebidas.
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