O vereador Delegado Mioto chamou a atenção na sessão legislativa de quinta-feira (18), para o crescente número de acidentes de trânsito no município e reforçar a importância da Semana Nacional do Trânsito, que ocorre entre os dias 18 e 25 de setembro. Em vídeo, exibiu imagens de acidentes, mostrando que situações de desatenção no trânsito se tornaram rotineiras. Ele apresentou dados que mostram a gravidade do problema: em 2024 foram registrados 1.439 acidentes, com 529 feridos e 8 óbitos. Já em 2025, apenas até junho, 837 acidentes, 350 feridos e 2 mortes já haviam sido computados.
O vereador ressaltou as ações que a Prefeitura de Jaraguá do Sul e o Movimento Marcha do Silêncio estão promovendo dentro da campanha “Desacelere: seu bem maior é a vida”, incluindo a exposição de veículos batidos em pontos estratégicos da cidade, atividades educativas em praças, a ação “Empatia no Trânsito” e o pedágio educativo com entrega de panfletos. “Nosso gabinete tem insistido na criação de uma escolinha de trânsito, para que crianças aprendam desde cedo, de forma prática e lúdica, a importância da responsabilidade no trânsito”, defendeu.
Vereador Mioto destaca a importância das campanhas de prevenção de acidentes. Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País. Acesse: www.observamais.com.br
Mioto também alertou para os reflexos dos acidentes na saúde pública. Em 2024, o Hospital São José registrou mais de 6 mil internações decorrentes de acidentes de trânsito, o que impactou diretamente na suspensão de cirurgias eletivas. “Quando vemos uma cirurgia cancelada de última hora, muitas vezes isso acontece porque um leito de UTI foi ocupado por uma vítima de acidente”, explicou.
Os vereadores Charles Salvador, Sirley Schappo e Osmair Gadotti reforçaram o discurso de Mioto. Charles destacou que a redução de apenas 5% na velocidade média já representaria 20% a menos de mortes. Sirley lembrou que a educação deve ir além das disciplinas tradicionais, incorporando programas de conscientização, como já acontece em países desenvolvidos. Gadotti, por sua vez, ressaltou que muitas vezes a criança educa o adulto, levando os ensinamentos para dentro de casa.
Vereador Mioto destaca a importância das campanhas de prevenção de acidentes. Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País. Acesse: www.observamais.com.br

Ações de prevenção a acidentes de trânsito seguem até sábado com blitz educativa
O diretor municipal de Trânsito e Transporte, Gilmar Marietto, e a voluntária do Movimento Marcha do Silêncio, Kaká Mello, apresentaram na Câmara de Vereadores a campanha local da Semana Nacional do Trânsito. A mobilização, promovida pela Prefeitura em parceria com o Movimento, ocorre entre 18 e 25 de setembro — com ações estendidas até o dia 27 -, e tem como foco a responsabilidade individual e a empatia no dia a dia ao volante, a pé ou sobre duas rodas.
Marietto traçou um panorama preocupante: a frota jaraguaense cresce, em média, 320 veículos por mês, enquanto a malha viária “não tem como se expandir no mesmo ritmo”. Segundo ele, os registros dos últimos três anos indicam média de cinco a seis acidentes por dia atendidos pela Polícia Militar — número que seria ainda maior, já que muitos sinistros não são acionados via PM. “Houve uma estabilização na quantidade, mas a gravidade aumentou: casos com fraturas, que há três anos giravam em torno de 20%, hoje já se aproximam de 50%”, alertou.
O diretor também ressaltou que mais de 90% dos acidentes decorrem de imprudência ou falha humana. “Motoristas, ciclistas e pedestres têm papéis fundamentais. Não adianta jogar toda a responsabilidade no poder público e pedir ‘faixa elevada’ a cada ocorrência se seguimos usando o celular ao dirigir ou desrespeitando a velocidade”, disse.
Para impactar a população, Prefeitura e Marcha do Silêncio iniciaram nesta quinta (18) a exposição de carros e motos envolvidos em acidentes em sete locais estratégicos da cidade. “É um lembrete visual do que acontece quando a atenção falha”, explicou Kaká Mello.
Vereador Mioto destaca a importância das campanhas de prevenção de acidentes. Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País. Acesse: www.observamais.com.br
No sábado, teve ação na Praça Ângelo Piazera e, nesta quinta-feira (25), Dia Nacional do Trânsito as rádios locais promoverão o Desafio da Empatia no Trânsito, incentivando gestos simples como dar a vez, parar para o pedestre, usar a seta e até cumprimentar quem está ao lado no congestionamento.
E no sábado (27), acontece a blitz educativa, onde equipes da Diretoria de Trânsito e da Marcha do Silêncio estarão em 10 semáforos com materiais de conscientização e diálogo direto com motoristas e pedestres.
Fique sempre bem informado!
Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País. Acesse: www.observamais.com.br
Observação: o portal Observa+ é o portal de notícias que traz todas as notícias do impresso Jornal do Vale do Itapocu. Fique sempre bem informado!