O Governo Federal anunciou nesta terça-feira (16) a unificação do Cartão SUS ao CPF, medida que faz parte da Lei nº 14.534/2023 e da Estratégia Nacional de Governo Digital. A iniciativa estabelece o CPF como identificador único no Sistema Único de Saúde (SUS), eliminando cadastros paralelos e inconsistentes.
Segundo a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, o CPF passa a ser “um dado de cidadania” e não apenas fiscal, consolidando informações de cada brasileiro e facilitando a integração entre diferentes sistemas do governo.
Já o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou que a mudança traz eficiência na gestão de recursos e fortalece o atendimento: “Estamos dando um grande passo para combater desperdícios e garantir efetividade no SUS”.

A medida deve simplificar o acesso a serviços como a Carteira Nacional de Vacinação Digital (Conecte SUS), o Programa Farmácia Popular e os prontuários eletrônicos, além de integrar informações de saúde em todo o país.
Até abril de 2026, a meta é eliminar 111 milhões de cadastros duplicados ou inconsistentes, deixando apenas os 229 milhões de registros ativos vinculados ao CPF. Situações específicas, como atendimentos a pessoas em situação de rua, indígenas, estrangeiros ou pacientes desacordados, terão cadastros temporários para garantir que ninguém fique sem assistência.
Fonte: Agência Brasil
Fique sempre bem informado!
Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País. Acesse: www.observamais.com.br
Observação: o portal Observa+ é o portal de notícias que traz todas as notícias do impresso Jornal do Vale do Itapocu. Fique sempre bem informado!