O edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União nesta sexta-feira (23). A principal novidade é a volta da certificação de conclusão do ensino médio pelo exame, além da inscrição pré-preenchida para estudantes concluintes da rede pública.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a medida visa facilitar o acesso e ampliar a participação no exame, que é a principal porta de entrada para o ensino superior no país.
Inscrição pré-preenchida e certificação de ensino médio
Os estudantes concluintes da rede pública terão a inscrição pré-preenchida automaticamente no sistema. “Basta entrar no endereço da página, confirmar a inscrição e fazer a opção pela prova de línguas”, explicou o ministro da Educação, Camilo Santana.
A certificação será destinada a maiores de 18 anos que indicarem essa finalidade no momento da inscrição. A lista de instituições certificadoras será divulgada pelo Inep, mas o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) continuará sendo aplicado normalmente.

Inscrições e pagamento da taxa
As inscrições para o Enem 2025 começam na próxima segunda-feira (26) e vão até 6 de junho, exclusivamente na Página do Participante. A taxa de inscrição será de R$ 85, com pagamento até 11 de junho, por boleto, Pix, cartão de crédito ou débito em conta.
Não será gerado boleto para participantes que busquem a certificação e estejam inscritos no CadÚnico, nem para concluintes da rede pública em 2025, mesmo que não tenham solicitado isenção.
Aplicação das provas
As provas do Enem 2025 serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro em todo o Brasil. No entanto, nos municípios paraenses de Belém, Ananindeua e Marituba, por conta da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), o exame ocorrerá em 30 de novembro e 7 de dezembro.
Confira o cronograma:

Atendimento especializado e nome social
Participantes que necessitam de atendimento especializado devem solicitar esse direito no momento da inscrição. O atendimento inclui casos de deficiência visual, auditiva, intelectual, surdez, autismo, entre outros, além de gestantes, lactantes, idosos e estudantes em classe hospitalar.
Travestis, transexuais ou transgêneros terão automaticamente o nome social garantido, conforme os dados da Receita Federal. É recomendado verificar e atualizar essas informações antes da inscrição.
Importância do Enem
Criado há mais de duas décadas, o Enem é a principal ferramenta de acesso ao ensino superior no Brasil, por meio de programas como Sisu e Prouni. Além disso, os resultados servem de critério para acesso ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e são usados em processos seletivos de instituições públicas e privadas de ensino.
Fonte: Ministério da Educação
📲 Fique sempre bem informado!
Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País. Acesse: www.observamais.com.br