Flávio José | O secretário de Obras e Serviços Urbanos, Alceu Gilmar Moretti, único político no primeiro escalão do governo Jair Franzner, anunciando limpeza em 800 quilômetros das margens de ruas com asfalto e paralelepípedos, para deixar a cidade ainda mais bela. Nessa limpeza entra também os cemitérios municipais. Segundo ele, em breve, a Prefeitura deve receber duas bobcat, que são pequenas máquinas para limpeza urbana, dotadas de pás carregadeiras e capinadeiras rotativas. Elas farão o trabalho em horários alternativos, principalmente à noite, quando o número de veículos estacionados praticamente inexiste. Importante isso.
HOMENAGEM A BALDUINO – No dia 30 de setembro, às 16 horas, por proposição do deputado Antidio Lunelli, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina realizará sessão solene em homenagem aos 20 anos da Câmara Mirim de Jaraguá do Sul. No dia, o vereador professor Balduino Raulino (em memória), patrono da Escola do Legislativo, receberá especial homenagem. Educador dedicado e homem público comprometido, deixou um legado de conhecimento, cidadania e participação social. Sua trajetória inspira as novas gerações e fortalece a missão da Escola do Legislativo, que carrega em seu nome a memória e os valores por ele cultivados. Merecida.
Flávio José: coluna de política, variedades e assuntos relevantes de toda a região do Vale do Itapocu. Flávio José – e-mail da coluna: flavio@observamais.com.br
DOAÇÃO DE ÓRGÃOS SC – Doação de órgãos humanos é levada com muita seriedade em Santa Catarina. De janeiro a agosto houve 516 notificações de morte encefálica e 234 doações de órgãos, sendo o Hospital Celso Ramos, da Capital, responsável por 32 doações efetivas de múltiplos órgãos. O Estado conta com 69 instituições hospitalares que integram o Sistema Estadual de Doação. Os hospitais São José e Jaraguá estão entre elas. Segundo a Central Estadual de Transplantes, até agosto, o São José registrou 13 notificações e efetivamente seis doações foram confirmadas de tecido ósseo. Está sempre entre os primeiros em SC na doação múltipla de órgãos.
DOAÇÃO DE ÓRGÃOS SC 2 – Atualmente, 1.641 pessoas aguardam por transplantes em Santa Catarina, sendo a maior espera por rim (933). Os órgãos captados, além de serem transplantados no território catarinense, também são encaminhados para receptores em outros estados. Essa é uma questão muito séria. Muitas vidas são salvas com transplantes, mas é preciso que doadores manifestem o desejo junto aos familiares, autorizando a retirada de órgãos depois de constatada a morte encefálica, para que outros tenham a possibilidade de viver. SC é líder no ranking, com um índice de 42,4 por milhão de população. A média brasileira é de 19,5 pmp.
Flávio José: coluna de política, variedades e assuntos relevantes de toda a região do Vale do Itapocu. Flávio José – e-mail da coluna: flavio@observamais.com.br
PALMAS PARA NÓS – Lei Federal de 1984, considera 1º de outubro como o dia do vereador, que remete a data em que D. Pedro I formalizou as normas relacionadas ao cargo, no Brasil. Na microrregião, as Câmaras Municipais associadas da Avevi, farão homenagens entre os dias 29 de setembro a 9 de outubro aos ocupantes dos cargos, como ato de fortalecimento da categoria. “Tomamos esta decisão junto com os demais membros da diretoria e vamos participar das sessões, prestando esta homenagem e valorizando o importante papel que cada um de nós tem para melhorar nossos municípios”, registra o presidente da Avevi, Gilberto Azevedo, de Itaperiú.
“DESEMBARGADORA” MARTHA – A advogada atuante em Jaraguá do Sul e região, Martha Carina Jark Stern Bianchi está entre os 12 profissionais para escolha da lista sêxtupla do Quinto Constitucional da OAB/SC que será colocada em votação no dia 6 de outubro. Será um momento importante em que a advocacia participa diretamente da definição dos nomes que serão encaminhados ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina e que, posteriormente, comporão a lista tríplice para o preenchimento da vaga destinada à advocacia. Martha foi muito bem colocada na primeira etapa do processo e concorre com advogados famosos e políticos. Se for por qualificação, tem grandes chances.
Flávio José: coluna de política, variedades e assuntos relevantes de toda a região do Vale do Itapocu. Flávio José – e-mail da coluna: flavio@observamais.com.br
INTEGRAÇÃO AO SISBI-POA – Mais de 1,1 mil municípios foram integrados ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) nos últimos três anos. O crescimento é de quase 350% em comparação aos 16 anos anteriores. O anúncio foi feito na quarta-feira (24) em Rio dos Cedros, no encerramento da terceira edição do Projeto ConSIM. A iniciativa orienta tecnicamente consórcios públicos de municípios (entre os quais o Cigamvali) e serviços de inspeção de produtos de origem animal dos consorciados. O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, esteve presente. Da região, Jaraguá e Itaperiú já têm legislação e podem emitir o selo, via Consórcio.
Clique aqui para ler a Edição 2536 e se manter informado com um jornalismo local, independente e comprometido com a verdade.
Fique sempre bem informado!
Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País. Acesse: www.observamais.com.br
Observação: o portal Observa+ é o portal de notícias que traz todas as notícias do impresso Jornal do Vale do Itapocu. Fique sempre bem informado!