Deputado jaraguaense conduz processo de cassação contra Eduardo Bolsonaro no Conselho de Ética
O deputado jaraguaense Fábio Schiochet (União-SC), está no centro das atenções em Brasília. Como presidente do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, ele abriu, nesta terça-feira (23), o processo que pode levar à cassação de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por quebra de decoro parlamentar, devido a condutas consideradas incompatíveis com o cargo.
Desde fevereiro, Eduardo Bolsonaro se encontra nos Estados Unidos, onde tem participado de reuniões com lideranças americanas. Essa atuação fora do país e a ausência reiterada nas atividades parlamentares são pontos que embasam a denúncia de quebra de decoro.
Na abertura do processo, Schiochet sorteou os nomes que compõem a lista tríplice para a relatoria: Duda Salabert (PDT-MG), Paulo Lemos (PSOL-AP) e Delegado Marcelo Freitas (União-MG). A definição do relator será feita até sexta-feira (26).
Pelo regimento, o Conselho de Ética tem até 90 dias úteis para a tramitação do caso. Após isso, o relator terá 10 dias úteis para apresentar um parecer preliminar, que poderá arquivar ou dar prosseguimento ao processo. Se seguir adiante, haverá espaço para a defesa de Eduardo Bolsonaro, com a possibilidade de punições que vão desde censura até a perda do mandato.

Faltas injustificadas – Deputado jaraguaense conduz processo de cassação contra Eduardo Bolsonaro no Conselho de Ética
Outro ponto que pode pesar contra o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro é o excesso de faltas injustificadas na Câmara. No entanto, essa análise só deve ocorrer em 2026, já que envolve a avaliação de todo o período legislativo.
Em uma tentativa frustrada de manter protagonismo político, Eduardo tentou ser indicado para a liderança da minoria, mas a manobra foi rejeitada pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).
Com o processo instaurado, a condução de Fábio Schiochet coloca Jaraguá do Sul e Santa Catarina em evidência nacional no cenário político. O desfecho pode representar um dos momentos mais relevantes do atual Conselho de Ética, envolvendo um dos deputados mais polêmicos do país.
Clique aqui para ler a Edição 2534 e se manter informado com um jornalismo local, independente e comprometido com a verdade.
Fique sempre bem informado!
Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País. Acesse: www.observamais.com.br
Observação: o portal Observa+ é o portal de notícias que traz todas as notícias do impresso Jornal do Vale do Itapocu. Fique sempre bem informado!