Com a queda das temperaturas, Jaraguá do Sul já registra 26 casos confirmados de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), condição que exige atenção pela gravidade e impacto nos serviços de saúde. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o Sul do país está entrando no período sazonal de circulação dos vírus respiratórios, quando o risco de contágio cresce significativamente.
“O vírus da gripe circula o ano todo, mas é mais intenso no outono e inverno. Estamos atentos a esta questão e recomendamos medidas preventivas para evitar surtos dessas doenças”, afirmou o secretário de Saúde, Rogério Luiz da Silva.
Nota de Alerta estadual destaca aumento de internações
A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) do Estado de Santa Catarina emitiu nesta semana a Nota de Alerta Nº006/2025. O documento aponta o crescimento no número de casos de SRAG e destaca a circulação de Rinovírus, Vírus Sincicial Respiratório, Influenza e Covid-19. A situação já provoca maior demanda por atendimentos hospitalares em todo o estado.

Vacinação: principal forma de prevenção
A vacina contra a gripe é segura e altamente eficaz na prevenção de casos graves e mortes. Como os vírus influenza sofrem mutações frequentes, é necessário tomar a vacina todos os anos. Em Jaraguá do Sul, o Dia D de vacinação será no sábado (10), com aplicação das doses em diversos pontos da cidade.
Etiqueta respiratória também ajuda a conter contágios
A chamada “etiqueta respiratória” é uma série de hábitos simples, mas essenciais para evitar a propagação dos vírus. Confira as orientações:
- Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel com frequência;
- Use lenço descartável para higiene nasal;
- Cubra nariz e boca ao tossir ou espirrar;
- Evite tocar olhos, nariz e boca;
- Não compartilhe objetos pessoais;
- Mantenha os ambientes arejados;
- Evite contato com pessoas com sintomas gripais;
- Não saia de casa se estiver com sintomas;
- Evite aglomerações e locais fechados;
- Mantenha uma alimentação saudável e hidrate-se bem.

Cuidados coletivos e individuais fazem a diferença
Com a colaboração da população na adoção das medidas preventivas, é possível reduzir o impacto das doenças respiratórias durante o outono e o inverno. A Secretaria de Saúde reforça que a vacinação e os cuidados diários são essenciais para proteger a si mesmo e aos outros.
📲 Fique sempre bem informado!
Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País. Acesse: www.observamais.com.br