Uma pesquisa recente de empresa de proteção ao crédito confirma uma importante mudança no comportamento do consumidor brasileiro: as pessoas estão, cada vez mais, priorizando o investimento em experiências, viagens e bem-estar em vez de bens materiais.
De acordo com o levantamento da Serasa Experian, 40,7% dos brasileiros pretendem gastar mais com experiências, como viagens e eventos, e 25% já relatam consumir mais dessas vivências no dia a dia.
Outra novidade é que diferentes gerações estão igualmente engajadas com as novas tendências, com a maioria dos consumidores sendo das gerações Y, X e Baby Boomers (entre 34% e 42%).

Brasileiros priorizam experiências e viagens em vez de bens materiais, aponta pesquisa
Essa tendência cria um cenário positivo para o turismo nacional, reforçado, por exemplo, pelo bom momento do setor aéreo doméstico. Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o Brasil registrou 48 milhões de passageiros em voos domésticos no primeiro semestre de 2025.
Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, são resultados que demonstram a busca dos visitantes por experiências turísticas nos destinos nacionais.
“Cada dia mais o brasileiro demonstra que quer viajar pelo seu país, por isso, temos fortalecido ações e programas que melhoram a infraestrutura e ampliam a promoção turística. O turismo fera renda, emprego e oportunidades em todas as regiões do Brasil”, afirmou.
Fonte: Ministério do Turismo
Fique sempre bem informado!
Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País. Acesse: www.observamais.com.br