A Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal, realizou uma audiência pública na noite de terça-feira (26) para discutir a “Rede de atendimento a mulheres vítimas de violência em Jaraguá do Sul”. O evento reuniu cerca de 200 pessoas, nas dependências do Centro de Convivência do Idoso, além de autoridades, representantes de diversas entidades, membros do Poder Público e vereadores.
A audiência foi proposta pela vereadora e procuradora da mulher, Natália Petry, que iniciou os trabalhos. A vereadora destacou a gravidade do cenário local, ressaltando os números alarmantes de crimes contra a mulher: entre janeiro e maio deste ano, foram registradas 295 ocorrências e 237 medidas protetivas de urgência.
Audiência trata da rede de atendimento às mulheres vítimas de violência. Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País. Acesse: www.observamais.com.br
“Esses números, somados à possível subnotificação de casos, reforçam a gravidade do cenário e a necessidade de uma resposta integrada do poder público, das forças de segurança, da justiça, da saúde e da assistência social”, declarou a vereadora.
Durante o debate, diversas perguntas foram feitas às autoridades presentes, que puderam detalhar o estado atual da estrutura de acolhimento às mulheres vítimas de violência no município.
Ao final do evento, foram definidos os seguintes encaminhamentos:
- Credenciamento de uma entidade para oferecer acolhimento a mulheres em situação de violência;
- Criação do Plano Municipal de combate à violência contra a mulher, com a elaboração de uma lei municipal e um fluxograma;
- Lançamento do programa “Procuradoria da Mulher em Ação”, uma iniciativa institucional para fortalecer o trabalho da Procuradoria da Mulher;
- Início dos atendimentos da Defensoria Pública na Câmara Municipal a partir da próxima semana;
- Criação de uma comissão temporária na Câmara Municipal para acompanhar a implementação de todas as propostas apresentadas na audiência.
A audiência pública pode ser assistida na íntegra pelo canal da TV Câmara Jaraguá do Sul no YouTube.
Audiência trata da rede de atendimento às mulheres vítimas de violência. Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País. Acesse: www.observamais.com.br
Entidades que oferecem suporte às vítimas recebem moções de aplausos
Entidades que oferecem acolhimento a mulheres vítimas de violência receberam, na sessão de terça-feira (26), uma moção de aplauso em reconhecimento ao trabalho voluntário desenvolvido em Jaraguá do Sul. A iniciativa visa chamar a atenção para o aumento dos casos de violência contra a mulher na cidade.
De autoria dos vereadores Almeida, Delegado Mioto, Professora Natália e Sirley Schappo, o documento aponta que, apesar dos esforços da sociedade civil e do Poder Público para coibir a violência contra a mulher, ainda há dificuldades a serem enfrentadas.
Audiência trata da rede de atendimento às mulheres vítimas de violência. Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País. Acesse: www.observamais.com.br
“Muitas mulheres não conseguem livrar-se do ciclo de violência em razão de dependência, seja financeira ou emocional, e da falta do conhecimento de uma rede de apoio”, alertam também os autores.
Receberam moções de aplausos o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (Comdim), Projeto Amava, Instituto Borboleta, Casa Izabel, Clube Soroptimista, Coletivo Feminino, Mãos Solidárias, ONG Sol, Casa da Mulher, Faculdade Anhanguera e Faculdade Unisociesc.
A moção foi entregue aos representantes de cada entidade durante a sessão itinerante no Centro de Convivência Arnoldo Leonardo Schmitt.
Fique sempre bem informado!
Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País. Acesse: www.observamais.com.br
Observação: o portal Observa+ é o portal de notícias que traz todas as notícias do impresso Jornal do Vale do Itapocu. Fique sempre bem informado!