Retomada do PNCV nas BRs
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) anunciou nesta quinta-feira (21) a retomada imediata do Programa Nacional de Controle de Velocidade (PNCV), após decisão judicial que autorizou a volta dos equipamentos de fiscalização eletrônica em todas as rodovias federais do país. A medida, que abrange milhares de quilômetros de estradas, promete impactar diretamente os motoristas de Jaraguá do Sul e do Vale do Itapocu, regiões cortadas por rodovias federais estratégicas como a BR-280, BR-101 e BR-470.
PNCV: segurança e preservação de vidas
Criado para reduzir sinistros de trânsito causados pelo excesso de velocidade, o PNCV é hoje um dos pilares da política nacional de segurança viária. Com a volta dos radares, o DNIT reforça o compromisso de preservar vidas e diminuir riscos em trechos críticos da malha rodoviária brasileira.
Entre as principais justificativas para a retomada do programa estão:
- Diminuição de acidentes fatais provocados por velocidade excessiva.
- Aumento da segurança em pontos críticos das BRs.
- Estímulo à direção responsável e ao cumprimento dos limites de velocidade.
Rodovias que cortam Jaraguá do Sul e Vale do Itapocu
A decisão nacional afeta diretamente a rotina dos motoristas do Norte de Santa Catarina, especialmente nas rodovias:
- BR-280: principal ligação do Vale do Itapocu ao Porto de São Francisco do Sul, rota intensa de caminhões e veículos leves. Trechos urbanos de Guaramirim e Jaraguá do Sul são pontos críticos de congestionamentos e acidentes.
- BR-101: corredor logístico mais importante do Sul do Brasil, utilizado por motoristas da região em deslocamentos de longa distância.
- BR-470: rota essencial para o escoamento da produção catarinense, com alto fluxo de caminhões e índice elevado de acidentes.
Com a reativação dos radares, motoristas locais deverão redobrar a atenção, principalmente em trechos urbanos e de curvas fechadas, onde o risco de colisões é maior.
Retomada do PNCV nas BRs no Brasil
Rodovia (BR) | Origem | Destino | Observações |
---|---|---|---|
BR-010 | Brasília (DF) | Belém (PA) | Conhecida como Belém-Brasília. |
BR-020 | Brasília (DF) | Fortaleza (CE) | Conecta Centro-Oeste ao Nordeste. |
BR-030 | Brasília (DF) | Ilhéus (BA) | Ligação do interior ao litoral baiano. |
BR-040 | Brasília (DF) | Rio de Janeiro (RJ) | Passa por Belo Horizonte (MG). |
BR-050 | Brasília (DF) | Santos (SP) | Importante eixo de exportação. |
BR-060 | Brasília (DF) | Bela Vista (MS) | Chega à fronteira com o Paraguai. |
BR-101 | Touros (RN) | São José do Norte (RS) | Maior rodovia do Brasil, margeia o litoral. |
BR-116 | Fortaleza (CE) | Jaguarão (RS) | Passa por SP, RJ, Curitiba e Porto Alegre. |
BR-153 | Belém (PA) | Aceguá (RS) | Conhecida como Transbrasiliana. |
BR-163 | Tenente Portela (RS) | Santarém (PA) | Eixo do agronegócio, liga MT ao Pará. |
BR-222 | Fortaleza (CE) | Marabá (PA) | Importante ligação Norte/Nordeste. |
BR-230 | João Pessoa (PB) | Lábrea (AM) | A famosa Transamazônica. |
BR-262 | Vitória (ES) | Corumbá (MS) | Passa por Belo Horizonte. |
BR-272 | Paranaguá (PR) | Guaíra (PR) | Rota de exportação paranaense. |
BR-280 | São Francisco do Sul (SC) | Dionísio Cerqueira (SC) | Passa por Jaraguá do Sul e Vale do Itapocu. |
BR-285 | Araranguá (SC) | São Borja (RS) | Importante rota do Sul. |
BR-319 | Porto Velho (RO) | Manaus (AM) | Desafio logístico na Amazônia. |
BR-364 | Limeira (SP) | Mâncio Lima (AC) | Liga Sudeste ao Acre. |
BR-381 | Belo Horizonte (MG) | São Paulo (SP) | Apelidada de “Rodovia da Morte”. |
BR-470 | Navegantes (SC) | Camaquã (RS) | Passa pelo Vale do Itajaí e Vale do Itapocu. |
BR-476 | União da Vitória (PR) | Curitiba (PR) | Conhecida como Rodovia do Xisto. |
Retomada do PNCV nas BRs
Para quem depende diariamente dessas rodovias, a retomada do PNCV traz reflexos imediatos:
- Redução de velocidade média em trechos fiscalizados.
- Maior atenção em áreas urbanizadas, onde a convivência entre tráfego local e de longa distância é intensa.
- Possibilidade de multas mais frequentes, caso não haja adaptação ao novo cenário de fiscalização.
- Benefícios em segurança, já que o controle de velocidade tende a diminuir colisões frontais e atropelamentos.
Além disso, empresas de transporte e motoristas de carga devem se preparar para ajustes logísticos, considerando que a redução de velocidade em alguns trechos pode impactar prazos de entrega.
A volta do Programa Nacional de Controle de Velocidade (PNCV) representa um marco importante para a segurança viária no Brasil. No entanto, para os motoristas de Jaraguá do Sul e de todo o Vale do Itapocu, o impacto será sentido de forma direta nas rodovias federais da região. Mais do que uma questão de multas, a iniciativa busca salvar vidas e garantir que o trânsito seja mais humano e seguro.
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