A Apae de Guaramirim está completando 40 anos de história e conquistas. Em 1985 por meio de pesquisa constatou-se elevado número de pessoas com deficiência no município, quando um grupo de pessoas corajosas, dedicadas, ousaram acreditar e aceleraram os procedimentos necessários para a criação da Apae de Guaramirim.
Essa ideia à causa da pessoa com deficiência amadureceu, sendo então elaborado o estatuto social da Apae e, após a fase de implantação, a ideia tornou-se ação. E em 1º de abril de 1986 a escola abriu as portas atendendo a 18 educandos. A constituição deu-se no dia 8 de julho de 1985, na sede da Câmara de Vereadores, onde funcionava, também, a Prefeitura antiga.
A semente do amor foi plantada tendo como um dos principais objetivos: “educar a pessoa com deficiência para viver em sociedade”. Com missão de “promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, orientação, prestação de serviços, apoio às famílias, direcionar melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e a construção de uma sociedade justa e solidária”.
Apae de Guaramirim chega aos 40 anos como referência à causa das PCDs. Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País.
Ao longo da jornada muitos foram os desafios, cada ampliação ou conquista se transformaram em frutos que se multiplicam até os dias de hoje.
Ao longo desses 40 anos a Apae se transformou, mas sua essência permaneceu. A entidade acredita “que pessoas com deficiências são um universo de possibilidades, e que conhecimento, amor, e dedicação manifestados nas salas de aula, nas terapias e nos diferentes espaços oportunizam evolução e aprendizado ao longo da vida”.
Apae de Guaramirim chega aos 40 anos como referência à causa das PCDs. Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País.
A Apae faz uma analogia, lembrando uma criança que deu seus primeiros passos, um jovem que depois de muitos estímulos, ousou dizer suas primeiras palavras, um adulto que conquistou autonomia em tarefas simples do dia a dia. Cada um destes momentos é resultado de persistência e amor que move nosso trabalho. Nestes 40 anos, nosso coração se enche de gratidão e se emociona, pelas parcerias que fazem parte dessa história”.
E segue: “nosso carinho todo especial aos fundadores, empresas parceiras, poder público aos voluntários e apoiadores. Aos tantos presidentes e diretores que por aqui passaram hoje representados por Gilberto Ronchi e pela diretora Noeli Lorenzi, aos técnicos, professores, equipe de apoio, administrativo, comunidade e principalmente nossos educandos e suas famílias que nos ensinam diariamente o verdadeiro significado da vida, gratidão”.

Apae de Guaramirim chega aos 40 anos como referência à causa das PCDs. Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País.
Programação ampla marca o Agosto Laranja com participação da comunidade
Atualmente, a Apae de Guaramirim atende 315 educandos, nos mais diversos programas. “Fomos superando obstáculos e colecionando vitórias e conquistas. Hoje, os resultados dessas ações se manifestam numa entidade organizada, eficiente e respeitada, para atender a pessoa com Deficiência Intelectual /Múltipla e TEA”, registra a diretora Noeli Lorenzi, que pede ao Altíssimo que continue abençoando a entidade, para que possa seguir promovendo aprendizagem, autonomia, independência e qualidade de vida aos educandos.
Para celebrar as quatro décadas de existência, foi criado um calendário do Agosto Laranja e à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Começou no dia 1º com o encontro com a rede socioassistencial e, no dia 8, com médicos e enfermeiras chefes da rede municipal, no auditório da Apae.

Na quarta-feira (13), tem a palestra “Como estimular o desenvolvimento e os desafios da modernidade (19h – auditório da Apae) e, no dia 15, o “The Voice Inclusão e Prevenção (14h – pátio interno). No dia 21 tem o Café Laranja no salão da Paróquia Senhor Bom Jseus e, de 21 a 28 de agosto, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, com o tema “Deficiência não define. Oportunidade transforma. Inclua nossa voz!”.
A programa fecha no dia 28 com o desfile em comemoração ao aniversário do município de Guaramirim.
Apae de Guaramirim chega aos 40 anos como referência à causa das PCDs. Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País.
Observação:
O Observa+ é o portal de notícias que traz todas as reportagens e acontecimentos do impresso Jornal do Vale do Itapocu.
Fique sempre bem informado!
Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País. Acesse: www.observamais.com.br