A data de 31 de maio é reservada para uma importante campanha de conscientização criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1987: o Dia Mundial sem Tabaco. O objetivo da data é alertar a população sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. Neste ano, o tema da campanha é “Desmascarando a indústria do tabaco”. A intenção é proteger crianças e adolescentes contra a interferência da indústria do tabaco – que está de olho nas novas gerações – e assegurar a este público e a população em geral, o direito à saúde.
Ações da Saúde buscam reduzir doenças relacionadas ao tabaco: Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País. Acesse: www.observamais.com.br
Em Jaraguá do Sul, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde mantém há mais de 10 anos, o Programa de Combate ao Tabagismo, disponível gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde. O programa consiste em sessões onde a pessoa que deseja parar de fumar é acompanhada ao longo de um ano. Nessas sessões são repassadas informações, dicas, metas para os participantes e trocas de experiências, a fim de fomentar e apoiar a mudança de comportamento.
Antes de iniciar as sessões, todos passam por uma avaliação em que, dentre outras coisas, é analisada a necessidade de intervenções medicamentosas aos pacientes. Para marcar o Dia Mundial sem Tabaco, a Secretaria de Saúde está promovendo uma série de encontros a fim de refletir sobre o impacto do fumo na saúde.