Semana ODS | De 20 a 28 de setembro, Santa Catarina se transforma em um grande território de transformação e engajamento social. Acontece a Semana ODS na Prática 2025, uma iniciativa do Movimento Nacional ODS Santa Catarina, reconhecida oficialmente por força de lei estadual e presente no calendário oficial de eventos do estado.
A mobilização reúne mais de 150 ações confirmadas, realizadas por signatários em dezenas de municípios catarinenses, incluindo Jaraguá do Sul. Escolas, universidades, empresas, órgãos públicos e organizações da sociedade civil se uniram para mostrar, na prática, que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) podem (e devem) ser aplicados no cotidiano de todas as pessoas e organizações.
Semana ODS em Prática leva testagem rápida ao terminal urbano de Jaraguá. Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País. Acesse: www.observamais.com.br
São mais de 150 eventos no estado, organizados por signatários que acreditam no poder da ação local para transformar o global. De oficinas a mutirões, de rodas de conversa a intervenções culturais — os ODS estão ganhando vida em cada canto do nosso território, em 122 cidades.
Em Jaraguá do Sul, uma das ações é da Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com a diretora da Vigilância em Saúde, Talita Piccoli Sevegnani, na quarta-feira, 29 de setembro, das 13h às 20h, haverá testagem rápida no terminal urbano sobre ISTs (HIV, sífilis e hepatites B e C).
É retirado uma gota de sangue do dedo e feita a análise, resultado que sai em 15 a 20 minutos. “Definimos por esse horário justamente por ser a chegada e saída dos passageiros no terminal, em maior número. Queremos atingir esse público como prevenção dessas doenças e em havendo necessidade de tratamento, encaminhar às unidades de saúde”, aponta Talita.
Semana ODS em Prática leva testagem rápida ao terminal urbano de Jaraguá. Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País. Acesse: www.observamais.com.br
MULTIVACINAÇÃO – No dia 27 de setembro, a Secretaria Municipal de Saúde realiza um esforço concentrado para multivacinação, na Central de Vacinas (Reinoldo Rau) e nas UBS com salas de vacinação. O foco também é a vacinação contra o HPV, essencial na prevenção de cânceres do colo do útero, vulva, pênis, ânus e orofaringe.
Recentemente o Ministério da Saúde ampliou a faixa etária de 15 a 19 anos. É dose única.
Fique sempre bem informado!
Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País. Acesse: www.observamais.com.br
Observação: o portal Observa+ é o portal de notícias que traz todas as notícias do impresso Jornal do Vale do Itapocu. Fique sempre bem informado!