Política e Políticos | A exemplo do que fez a Assembleia Legislativa, vereadores de Joinville provaram um projeto de lei proibindo o uso de dinheiro público para promover eventos artísticos que exaltem o crime organizado, o uso de drogas e a sexualização infantil. “Apologia”, segundo o projeto, é defender ou incentivar crimes, organizações criminosas e drogas e “sexualização infantil” expor prematuramente a conteúdos e comportamentos inadequados para a idade da criança. Os contratos com artistas e promotores de eventos públicos em Joinville poderão incluir uma cláusula que proíbe essas condutas.
Política e Políticos – O jornalista Celso Machado comenta os principais acontecimentos de Santa Catarina e da região. Política e Políticos – e-mail da coluna: machadocelso01@gmail.com
CURTAS
- Esperidião Amin (Pp) deu sinais de que não abrirá mão de uma candidatura à reeleição na chapa majoritária de Jorginho Mello (PL), que também terá o vereador Carlos Bolsonaro.
- Aliás, isso já tinha sido acordado com o próprio governador, em acordo com a federação que juntou o União Brasil e o PP formando o União Progressista.
- Mas, a “solução” apresentada por Mello para não “rifar” a deputada federal Caroline de Toni (PL), sua preferida para o Senado, criou um climão.
- Ela poderá disputar, diz Mello, pelo Republicanos, um puxadinho do PL onde quem manda é ele. Carlos de um lado e De Toni de outro é líquido e certo que Amin ficará pelo caminho.
- Na outra ponta, o presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, reafirma que Bolsonaro pai quer Amin na chapa de Mello por ser (o senador) um defensor das propostas da direita.
- As festas denominadas de “Stammtisc” (mesa cativa ou mesa dos frequentadores), que se espalharam pelo estado afora nos últimos anos, devem virar Patrimônio Cultural Imaterial de Santa Catarina. O projeto de lei é do deputado Napoleão Bernardes (PSD).
Política e Políticos – O jornalista Celso Machado comenta os principais acontecimentos de Santa Catarina e da região. Política e Políticos – e-mail da coluna: machadocelso01@gmail.com

Mais de cinco mil transplantes
“No primeiro semestre de 2025, o estado liderou o ranking nacional com a maior taxa de doação por milhão de habitantes. Alcançamos um índice de 42,4 por milhão de população (pmp), e também somos o estado em que as famílias mais autorizam a doação de órgãos, chegando a 70% das famílias que permitem”. O relato é do deputado Napoleão Bernardes (PSD), ressaltando que Hospital Santa Isabel, de Blumenau, ultrapassou a marca de cinco mil transplantes realizados. O serviço de transplantes de órgãos no Santa Isabel começou em 1980, quando equipes de Nefrologia e Urologia realizaram o primeiro transplante de rim. Em 2000, foram feitos os primeiros procedimentos de córnea e coração e, em 2002, de fígado.
VIA BRASIL
- Vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin articula a ida do ex-senador e diretor-presidente do Porto Brasil Sul, Paulo Bauer (PSDB) para o PSB.
- A ideia é lançar Bauer para senador em 2026, mais para atrapalhar nomes da direita. A esquerda, “indignada”, reage, mostrando críticas pesadas de Bauer ao PT e governos petistas.
- E o que dizer de vídeos de Alckmin (ainda disponíveis no YouTube) quando ainda no `PSDB, comparando Lula da Silva (PT) a um ladrão de carros na campanha presidencial de 2018?
- Alckmin é autor da célebre frase: “Depois de ter quebrado o Brasil, Lula diz que quer voltar ao poder, ou seja, ele quer voltar à cena do crime”, dita em dezembro de 2017?
Política e Políticos – O jornalista Celso Machado comenta os principais acontecimentos de Santa Catarina e da região. Política e Políticos – e-mail da coluna: machadocelso01@gmail.com

Novo auxílio-transporte
Câmara dos Deputados começa a debater projeto de lei que autoriza o pagamento de auxílio-transporte para quem usa bicicleta para ir ao trabalho. A proposta do ex-deputado federal Luiz Henrique Mandetta União Brasil/MS), também ministro da Saúde no governo de Jair Bolsonaro (PL), cria o auxílio-transporte, em substituição ao vale-transporte. A proposta prevê três formas de auxílio: vales do transporte coletivo; pagamento em dinheiro de 50% do valor caso o trabalhador use bicicleta, ou condução própria/contratada pela empresa.
Fique sempre bem informado!
Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País. Acesse: www.observamais.com.br
Observação: o portal Observa+ é o portal de notícias que traz todas as notícias do impresso Jornal do Vale do Itapocu. Fique sempre bem informado!