Santa Catarina já conta com 17 escolas com ensino cívico-militar em 2025. O programa foi instituído em dezembro de 2023 e prevê participação dos militares com projetos e ações de prevenção contra o abandono e a violência escolar, com foco no reforço de valores como civismo, disciplina, respeito e cooperação.
Caso seja desejo da maioria e a região disponha de militares aptos, receberá um oficial e monitores, que passam a atuar em ações de combate ao abandono e a violência escolar. O número de profissionais depende do número de estudantes matriculados.
Conforme a Secretaria, as ações de integração ao programa de escolas militares não geram interferências no processo pedagógico, ou na gestão. Os militares exercem as funções de Oficial de Gestão Escolar e de Monitores nas unidades escolares que aderirem ao Programa.
Guaramirim também vai entrar na rota. Recentemente foi anunciada a construção de uma nova no bairro Corticeira, em terreno a ser cedido pela Prefeitura ao Estado, possibilitando que seja implantando o ensino fundamental dois – do 6º ao 9º ano – e a cívico-militar.
A construção será feita pelo Estado. E no centro, a Almirante Tamandaré também pode se transformar em cívico-militar. Na noite de ontem (15), houve reunião com pais e a Polícia Militar, para informar sobre o projeto e funcionamento, a partir de 2026, segundo informações do coordenador regional de Ensino, Cristiano Tironi.
Nas escolas cívico-militares, existe a atuação das secretarias estaduais de Educação, que ficam responsáveis pelo currículo escolar; os professores e demais profissionais da educação, responsáveis pelo trabalho didático-pedagógico; e os militares, que podem ser integrantes da Polícia Militar ou das Forças Armadas, que atuam como monitores na gestão educacional, estabelecendo normas de convivência e aplicando medidas disciplinares.
O prefeito de Guaramirim, Adriano Zimmermann, vê com entusiasmo esse modelo e registra a participação do deputado Maurício Peixer nas articulações com o Estado, para trazê-lo ao município.
Fique sempre bem informado!
Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País. Acesse: www.observamais.com.br
Observação: o portal Observa+ é o portal de notícias que traz todas as notícias do impresso Jornal do Vale do Itapocu. Fique sempre bem informado!