Partidos deixam Governo em apoio a anistia de Bolsonaro
A federação União Progressista, formada por União Brasil e Progressistas (PP), anunciou nesta terça-feira (2) a saída oficial da base do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Com a decisão, os partidos determinaram a retirada de todos os seus filiados de cargos ministeriais, atingindo diretamente André Fufuca (Esporte) e Celso Sabino (Turismo), que devem deixar as funções até o fim de setembro.
Mesmo após o rompimento, nomes ligados às legendas devem permanecer em postos estratégicos, como Waldez Góes (Desenvolvimento Regional), Frederico de Siqueira Filho (Comunicações) e Carlos Vieira, presidente da Caixa Econômica Federal.
A medida ocorre em meio ao início do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no STF e coincide com a escolha dos dois partidos de apoiar uma proposta de anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023. O texto, porém, manteria a inelegibilidade de Bolsonaro, impedindo-o de disputar eleições.
O clima de tensão vinha se agravando desde a semana passada, quando Lula cobrou maior fidelidade da equipe ministerial e sugeriu que ministros sem disposição de defender o governo deixassem os cargos. As declarações, somadas a críticas direcionadas a Antonio Rueda (União Brasil) e Ciro Nogueira (PP), presidentes das siglas, aumentaram o desconforto e precipitaram a ruptura.
Com a saída, a base do governo na Câmara deve encolher para 259 deputados, número apenas ligeiramente superior ao mínimo necessário para garantir votações. A mudança aumenta a instabilidade política do Planalto e pode dificultar a aprovação de projetos estratégicos em um cenário de queda de popularidade do Executivo.

Clique aqui para ler a Edição 2525 e se manter informado com um jornalismo local, independente e comprometido com a verdade.
Fique sempre bem informado!
Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País. Acesse: www.observamais.com.br
Observação: o portal Observa+ é o portal de notícias que traz todas as notícias do impresso Jornal do Vale do Itapocu. Fique sempre bem informado!