Segundo a nutricionista Thaís Barca, vinagres como o de vinho tinto, balsâmico e de arroz possuem antioxidantes, como os polifenóis, que ajudam na digestão e podem trazer benefícios sutis ao coração. Já os vinagres industrializados, como o de álcool, têm valor nutricional quase nulo, embora sejam pobres em calorias.
Não, vinagre de maçã não emagrece nem cura doenças
Apesar da fama, não existem estudos científicos que comprovem que o vinagre de maçã cura câncer ou provoca emagrecimento por si só. Ele pode ser um aliado em uma alimentação saudável, mas não substitui dieta nem exercícios. Confira a seguir alguns mitos e verdades sobre o vinagre.
Pode ajudar a controlar a glicemia — com moderação
Pesquisas apontam que o ácido acético presente no vinagre de maçã pode reduzir moderadamente os níveis de glicose no sangue após refeições. Mas os efeitos são limitados e não dispensam o uso de medicamentos em casos de diabetes.
Regula colesterol e pressão arterial: Mito!
Ao contrário do que circula na internet, o vinagre não tem propriedades que comprovadamente ajudem a controlar o colesterol ou a pressão alta. Alimentação balanceada e prática de exercícios continuam sendo as melhores estratégias.

Desinfeta frutas e verduras: Mito!
Lavar alimentos com vinagre ajuda a tirar sujeiras superficiais, mas não elimina microrganismos perigosos. Para higienização adequada, a recomendação é usar solução de hipoclorito de sódio a 1%.
📲 Fique sempre bem informado!
Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País. Acesse: www.observamais.com.br