Uniforme escolar não é luxo, é a dignidade
A vereadora do Partido Novo de Jaraguá do Sul se posicionou contra a distribuição de uniformes escolares na rede pública de ensino.
Ou seja, o partido das elites excludentes, que em diversos momentos já se mostrou contrário aos interesses da população e do funcionalismo público, agora mostra mais uma vez suas garras ao se colocar contra uma escola pública de qualidade.
Parece que precisamos ensinar algumas coisas à vereadora e também a quem fez a “caca” de votar nela. Primeiramente, assim como ocorre em uma empresa, para exigir o uso de uniforme é necessário fornecer o uniforme. Isso é lei, salvo quando, em assembleia da Associação de Pais e Professores (APP), os pais decidirem, por maioria absoluta, que o uniforme deve ser exigido mesmo sem ser fornecido pelo município. Gostaria de ver alguém convencer a maioria dos pais a aprovar isso.
Como destacou o vereador Luiz Fernando, o uniforme também possui um importante papel de igualdade dentro do ambiente escolar. Quando todos vestem a mesma roupa, fortalece-se o sentimento de pertencimento e a ideia de que somos todos iguais, independentemente das condições de vida que temos fora dos muros da escola.
O uniforme também funciona como uma política de prevenção e segurança. Se houver alguém dentro da escola sem uniforme e que não seja funcionário da instituição, sua presença poderá ser rapidamente identificada e verificada, já que se trata de uma pessoa estranha ao ambiente escolar.
Acredito que esteja na hora de essa vereadora apresentar seus feitos gloriosos durante o período em que esteve a serviço da Secretaria de Educação. Afinal, dentro da secretaria, ninguém parece se lembrar dela com saudades.
O mais curioso é que nosso município gasta milhões de reais por ano com festas, exposições, feiras e shows com artistas nacionais. Particularmente, acredito que esses investimentos também têm sua importância. No entanto, não vi a vereadora se posicionar contra esses gastos. Já a distribuição de uniformes para crianças parece ser motivo de grande preocupação.
Como diz o velho ditado, cada povo tem os políticos que merece. Ouvir as palavras dessa vereadora me faz valorizar cada vez mais o silêncio, pois cada frase pronunciada por esse pessoal do NOVO me faz lembrar a seguinte reflexão:
“Quando acharem que você é ignorante, não abra a boca para dar certeza disso.”
Clique aqui para ler a Edição 2634 Fique sempre bem informado!
Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País.
Observação: o portal Observa+ é o portal de notícias que traz todas as notícias do impresso Jornal do Vale do Itapocu. Fique sempre bem informado!
