O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Schroeder alerta a população sobre um novo golpe que vem sendo aplicado, na região Norte de Santa Catarina. Criminosos entram em contato por telefone, utilizando gravações que se passam por uma falsa central do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), informando que a prova de vida do beneficiário estaria desatualizada e que, por conta disso, o próximo pagamento seria suspenso.
Os golpistas solicitam informações pessoais, como em qual banco o consumidor recebe o benefício, e orientam a vítima nos procedimentos pelo aplicativo bancário. Entre as instruções, estão a contratação de empréstimos e a realização de transferências via pix para contas de terceiros. Segundo a gerente do Procon de Schroeder, Nadiete Gaedtke, os criminosos chegam a ser tão convincentes que muitas pessoas não percebem que estão sendo enganadas.

As orientações do Procon:
- Nunca forneça dados pessoais, bancários ou senhas por telefone ou aplicativos de mensagens;
- O INSS não realiza esse tipo de contato para prova de vida;
- Em caso de dúvidas, procure diretamente o seu banco ou entre em contato pelos canais oficiais do INSS.
Então, o Procon reforça a importância de redobrar a atenção e não seguir orientações suspeitas que envolvam movimentações financeiras. Em caso de suspeita ou para mais informações, entre em contato com a entidade em Schroeder: (47) 3374-6540 (telefone), procon@schroeder.sc.gov.br (e-mail) ou na Rua Blumenau, nº 320, no Centro, próximo à ACIAS.
Fique sempre bem informado!
Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País. Acesse: www.observamais.com.br
Observação: o portal Observa+ é o portal de notícias que traz todas as notícias do impresso Jornal do Vale do Itapocu. Fique sempre bem informado!