De seis meses a um ano: esse é o tempo estimado para a trilha que Rodrigo Ferreira, de Schroeder, está realizando pelo Brasil. Uma jornada de 4.200 quilômetros que passa por Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.
No percurso, Rodrigo andará pela Serra Geral, Serra do Mar, litoral, áreas urbanas e rurais. “Eu pretendo concluir em até um ano de expedição, autossuficiente e sem patrocinador”, afirmou o schroedense.

Ele descreve a experiência como algo muito além do esforço físico. “Diante de mim, se estende um caminho cruzando florestas, montanhas, rios e diversos desafios. Um caminho que guarda muito mais do que os meus passos, reserva histórias, memórias, resistência e conexão”, acrescentou o trilheiro.
A expedição começou em julho de 2025 e já soma 1.200 quilômetros percorridos. Após uma parada estratégica para visitar familiares no município de Schroeder, no Norte de Santa Catarina, ele seguirá viagem nos próximos dias com foco em completar o trajeto.
Próximos passos
A jornada de Rodrigo inclui o famoso Caminho da Mata Atlântica, e pode ser acompanhada pelas redes sociais no perfil @desbravador.adventure. Caso conclua a missão, ele se tornará o primeiro brasileiro a completar a trilha de tamanha dificuldade.
“Se trata de superar limites, de provar para si que a força mora dentro, que somos muito mais capazes do que imaginamos”, declarou Ferreira. “Que essa caminhada seja uma inspiração para lembrar que os desafios da vida, assim como os da trilha, são vencidos um passo de cada vez”, finalizou.
Fonte: Prefeitura Municipal de Schroeder
Fique sempre bem informado!
Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País. Acesse: www.observamais.com.br