Schiochet – A Corregedoria de Ética da Câmara dos Deputados deve apresentar, até a próxima semana, um relatório com parecer sobre 14 parlamentares acusados de participar da ocupação da mesa diretora da Casa. Entre os nomes citados, estão três deputados de Santa Catarina, e o processo poderá resultar na suspensão de mandatos.
O deputado federal Fábio Schiochet (UB-SC), corregedor de Ética da Câmara, deverá receber o parecer elaborado pelo colega Diego Coronel (PSD-MG). O documento lista 14 parlamentares que participaram da ocupação, incluindo os catarinenses Zé Trovão, Caroline de Toni e Júlia Zanatta, todos do PL.
Além deles, constam na relação Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), Carlos Jordy (PL-RJ), Nikolas Ferreira (PL-MG), Zucco (PL-RS), Allan Garcês (Progressistas-MA), Marco Feliciano (PL-SP), Domingos Sávio (PL-MG), Marcel Van Hattem (Novo-RS), Bia Kicis (PL-DF), Paulo Bilynskyj (PL-SP) e Marcos Pollon (PL-MS).
A deputada catarinense Daniela Reinehr também esteve presente na ocupação, mas ficou de fora da lista por entendimento de que sua conduta não gerou consequências que justificassem uma ação disciplinar.
Caso a Mesa Diretora aprove o parecer, caberá a Schiochet dar início ao processo disciplinar, que poderá resultar na suspensão do mandato por até seis meses, entre outras penalidades. Nesse cenário, não há previsão legal para convocar suplentes, deixando as bancadas temporariamente desfalcadas.
Um relator será designado por Schiochet para elaborar o parecer final, que será analisado e votado pelos demais parlamentares.
O caso reacende o debate sobre limites de atuação parlamentar e conduta ética dentro do Legislativo. As possíveis punições e a ausência de substituição imediata poderão impactar votações e a composição das bancadas nos próximos meses.
Observação:
O Observa+ é o portal de notícias que traz todas as reportagens e acontecimentos do impresso Jornal do Vale do Itapocu.
Fique sempre bem informado!
Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País. Acesse: www.observamais.com.br