SC vai receber 11 profissionais | O Ministério da Saúde selecionou 501 médicos que vão atuar em todo o país pelo programa Agora Tem Especialistas. Distribuídos em 212 municípios dos 26 estados e do Distrito Federal, eles serão destinados a regiões onde há falta desses profissionais. Para a Região Sul, foram destinados 26 profissionais. Os três estados da região serão contemplados. Santa Catarina receberá 11 profissionais, para os seguintes municípios: Jaraguá do Sul (três), Chapecó (dois), São Bento do Sul (um), Itajaí (um), Rio do Sul (um), Criciúma (um), Blumenau (um) e Florianópolis (um). O Rio Grande do Sul receberá 13 médicos e o Paraná, dois.
Do total de médicos selecionados, 67% vão reforçar o atendimento no interior do Brasil em especialidades como cirurgia geral, ginecologia, anestesiologia e otorrinolaringologia. Assim, ampliarão a assistência à saúde da população, reduzindo o deslocamento para os grandes centros urbanos. Considerando as regiões remotas do país, 25,7% atuarão em áreas classificadas como de alta ou muito alta vulnerabilidade; 20% na região da Amazônia Legal; e 9% em áreas de fronteira.
Esses profissionais integram a primeira chamada de edital inédito do Agora Tem Especialistas que, pela primeira vez, selecionou médicos que já são especialistas para atuarem no Sistema Único de Saúde (SUS). Com 12 anos de experiência em média, eles vão reforçar o atendimento em 258 hospitais, policlínicas, centros de apoio diagnóstico e outras unidades da rede pública nas cinco regiões do país.
SC vai receber 11 profissionais do“Agora tem Especialistas” do Mais Médicos. Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País. Acesse: www.observamais.com.br
A iniciativa atraiu o interesse de 993 médicos especialistas, que se inscreveram. Desse total, 501 já vão iniciar o atendimento a partir de setembro. Outros 400 profissionais não selecionados nesta primeira chamada ficam em lista de espera, podendo concorrer a outras oportunidades em uma segunda etapa.
SUS – Entre os 501 selecionados, 131 (26%) trabalharam anteriormente apenas em hospitais privados. Pela primeira vez, eles passarão a atender os pacientes da rede pública, o que representa um avanço do programa em vista da Demografia Médica de 2025. O estudo aponta que, atualmente, a maior concentração de médicos especialistas está na rede privada de saúde. Apenas 10% atendem o SUS exclusivamente.
SC vai receber 11 profissionais do“Agora tem Especialistas” do Mais Médicos. Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País. Acesse: www.observamais.com.br
Jaraguá do Sul foi contemplado com três especialistas que chegam neste mês
O Município de Jaraguá do Sul confirmou que vai receber três médicos especialistas por meio do Programa Mais Médicos Especialistas, do Governo Federal. Os profissionais – dois cirurgiões oncologistas e um cirurgião proctologista – devem chegar nos próximos dias. A Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde, está organizando a etapa de apresentação dos médicos especialistas nos estados/municípios que aderiram ao chamamento público do programa.
A proposta do programa é a redução do tempo de espera por atendimento especializado e aumento da resolutividade dos serviços de saúde, contribuindo para ampliar o acesso da população à atenção especializada via SUS.
SC vai receber 11 profissionais do“Agora tem Especialistas” do Mais Médicos. Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País. Acesse: www.observamais.com.br
A Secretaria Municipal de Saúde aguarda a chegada dos médicos à cidade para definir, juntamente com o hospital São José, como será feita a inserção dos profissionais na rede pública e o início dos atendimentos. A expectativa é de que os médicos especialistas possam atuar em pequenas cirurgias e cirurgias de média complexidade, além de consultas nestas especialidades.
Também será definido se a gestão dos médicos em Jaraguá do Sul será feita via Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino Saúde (Coapes), como ocorre com o Programa Mais Médicos, ou diretamente pelo hospital.
Fique sempre bem informado!
Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País. Acesse: www.observamais.com.br
Observação: o portal Observa+ é o portal de notícias que traz todas as notícias do impresso Jornal do Vale do Itapocu. Fique sempre bem informado!