Samae relata ações e avanços realizadas durante o primeiro semestre. Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País. Acesse: www.observamais.com.br
O Samae de Jaraguá do Sul encerrou o primeiro semestre com resultados importantes e avanços significativos, que reforçam seu compromisso com a comunidade, a qualidade dos serviços, a economia, a eficiência e a sustentabilidade. Todas as ações seguem as diretrizes do Plano Municipal de Saneamento Básico, que organiza os serviços de água, esgoto, limpeza urbana, resíduos sólidos e drenagem urbana.
Entre as ações, destacam-se as obras da nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), no bairro Centenário, que ampliará a capacidade de tratamento de esgoto. Com a nova estação, será possível atender os bairros João Pessoa, Vieira e Centenário, além dos bairros atendidos atualmente pela ETE Figueira.
Samae relata ações e avanços realizadas durante o primeiro semestre. Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País. Acesse: www.observamais.com.br
A ETE Centenário está sendo construída em um terreno com área de 44.135,40m², na Rua Germano Wagner, no bairro Centenário. A autarquia municipal também deu continuidade à implantação de redes coletoras de esgoto sanitário. Foram assinadas duas ordens de serviço para a implantação de redes em 29 ruas, abrangendo os bairros Barra do Rio Cerro, Barra do Rio Molha, Tifa Martins e Três Rios do Norte.
Serão implantados 38,1 Km de rede, que irão beneficiar cerca de 1.437 economias. Com essas obras, será possível aumentar o índice de cobertura de coleta e tratamento de esgoto no município, que atualmente é de 91,49%, para 93,80% na área urbana.
Quanto a água, uma das ações foi o apoio regional em situações de emergência. No primeiro semestre, o município de Guaramirim enfrentou dificuldades no abastecimento de água tratada, o que levou à formalização de um convênio de cooperação, possibilitando que o Samae fornecesse água tratada à cidade vizinha.
A autarquia promoveu também a audiência pública do Plano de Segurança da Água (PSA), com o objetivo de apresentar e discutir a sua elaboração e implementação. A audiência foi um momento importante para o alinhamento de ideias e coleta de sugestões dos representantes das entidades e da sociedade.
Investimentos e economia fazem parte do balanço
O Samae realizou investimentos em novos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), possibilitando a descentralização do serviço. No primeiro semestre, entrou em funcionamento o PEV Ilha da Figueira. Outro PEV também está em fase de implantação no bairro Nereu Ramos.
A autarquia da Prefeitura de Jaraguá do Sul celebra também a operação da balança rodoviária eletrônica instalada junto ao novo Almoxarifado Central. Com capacidade de até 60 toneladas, a balança passou a ser utilizada no controle de entrada e saída de materiais, contribuindo para uma gestão mais precisa, eficiente e transparente dos insumos utilizados nas obras.
Além disso, a implantação do novo almoxarifado também representou um avanço importante, permitindo a centralização dos estoques e proporcionando mais agilidade, controle logístico e operacional, e fortalecendo a eficiência da gestão.

ENERGIA – Na gestão energética a migração para o mercado livre de energia já trouxe resultados expressivos em economia, eficiência operacional e sustentabilidade ambiental. Desde a migração, a autarquia já economizou R$ 2.881.561,42. Além disso, ao priorizar o uso de energia proveniente de fontes renováveis, o Samae conseguiu reduzir em 353,996 toneladas as emissões de CO².
Fique sempre bem informado!
Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País. Acesse: www.observamais.com.br