Desde abril, os professores da rede municipal de Guaramirim contam com as horas atividades, recurso estabelecido dentro da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que oferece tempo livre ao professor para planejar suas atividades dentro da sua jornada de trabalho, ou seja, dentro da escola, mas fora da sala de aula.
Funciona assim: o professor da rede pública tem reservado no mínimo um terço da sua carga horária para a execução de atividades dentro da instituição, sem interação com estudantes que envolvem planejamento, estudo e realização de atividades de elaboração, correção e registro de planos e avaliações.
Um professor contratado por 40 horas/aula tem 32 horas efetivas em sala de aula e a jornada é complementada com outras atividades da sua função, mas fora de sala.
Além do cumprimento da legislação, a rede municipal de Guaramirim implantou novas disciplinas. Agora, as crianças dos centros infantis contam com vivências lúdicas e literatura infantil, a pré-escola com vivências literárias, os 1º e 2º anos com literatura e, do 3º aos 5º anos – educação financeira.
O município tem oferecido aos seus profissionais de educação reforço permanente na formação.
EQUIPE – A equipe dirigente da educação municipal de Guaramirim, conta com profissionais experientes, trazidas das salas de aula, com ampla vivência escolar. Como secretária, Jeanine de Paula, a diretora pedagógica é Elaine da Luz Brand, supervisora do 3º aos 5ºs anos Gláucia Otaviano e supervisora de educação infantil/creche – Soraia Cattoni Tararan.
Educação de Guaramirim vai buscar referências em cidades de alto Ideb no Ceará

A secretária Jeanine de Paula e a diretora pedagógica Elaine da Luz Brandt, da Secretaria de Educação de Guaramirim, participarão de 28 a 30 de maio, em Fortaleza e em Sobral, no Ceará, do 4º Seminário Educação de Excelência – Lições dos Municípios com os Melhores IDEBs do Brasil.
O evento destaca as principais políticas públicas de educação implementadas pelos municípios brasileiros que lideram o ranking do IDEB. As palestras abordarão ações como formação continuada de professores, acompanhamento pedagógico, gestão escolar eficiente, avaliação e monitoramento da aprendizagem.
Além disso, serão discutidas iniciativas voltadas para a Alfabetização na Idade Certa, o uso de tecnologias educacionais em sala de aula, parcerias com famílias e comunidades, e a valorização dos profissionais da educação.
“Vamos ao Ceará para conhecer o trabalho dos municípios que têm os melhores índices de educação do Brasil e trazer propostas que possam ser aplicadas na rede municipal de Guaramirim. Vamos buscar exemplos que tem dado certo”, explicam Jeanine e Elaine.
O fortalecimento da gestão escolar, o fortalecimento da ação pedagógica e a valorização do magistério são os eixos estratégicos que fazem de Sobral referência nacional da educação básica.