A região do Vale do Itapocu esteve representada pela engenheira florestal Karine R. Holler e os delegados representantes da sociedade civil Veridiana Ananias e Rudnei Ananias na 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente – CNMA
Após 11 anos da última edição e com o tema “Emergência Climática: o Desafio da Transformação Ecológica”, o encontro, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), ocorreu de 6 a 9 de maio em Brasília. É considerado um marco na retomada da governança participativa do meio ambiente no Brasil.
Foram debatidas 2.635 propostas das conferências estaduais e das conferências livres, em cinco temas principais: Mitigação; Adaptação e preparação para desastres; Justiça climática; Transformação ecológica e Governança e educação ambiental.
Os participantes selecionaram as 100 melhores proposições e destas, as 10 indicadas que consideram mais urgentes e prioritárias para enfrentar a emergência climática no país. Destaca-se que uma proposta oriunda de Santa Catarina, da Conferência Intermunicipal do Vale do Itapocu e da Conferência Municipal de Florianópolis está entre as eleitas.

Após quatro dias de articulação e construção coletiva, a conferência entrega um conjunto de propostas que servirão de base para a atualização da Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC) e a construção do novo Plano Nacional sobre Mudança do Clima (Plano Clima), que orientará as ações brasileiras de enfrentamento à crise climática até 2035.