A Câmara de Vereadores aprovou o projeto de lei do vereador Fernando Alflen, instituindo no âmbito do município de Jaraguá do Sul, a Política “UBS Segura”, com foco na conscientização sobre a importância da segurança física e emocional dos profissionais da saúde e usuários das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Pronto Atendimento (UPA).
Segundo justifica Alflen, as UBS desempenham um papel fundamental na saúde pública, oferecendo atendimento essencial à população. No entanto, a crescente incidência de violência e vandalismo em algumas regiões tem gerado um clima de insegurança, afetando não apenas os profissionais de saúde, mas também os cidadãos que dependem desses serviços. A implementação da Política “UBS Segura” se torna, portanto, uma resposta necessária a essa realidade.
Projeto que institui a Política “UBS Segura” em Jaraguá é aprovada na Câmara. Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País. Acesse: www.observamais.com.br
“A realidade vivida por muitos servidores da saúde pública é marcada por intensos níveis de estresse, situações de risco, agressões verbais e físicas, além de condições emocionais desgastantes”, aponta. E completa: “Jaraguá do Sul, mesmo sendo reconhecida por sua estrutura organizacional e qualidade na atenção primária, também enfrenta desafios. O funcionamento de diversas UBS até as 22 horas implica em um maior risco à integridade dos profissionais, especialmente no fechamento das unidades, na locomoção noturna e em regiões com menor iluminação ou movimento”.
Fique sempre bem informado!
Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País. Acesse: www.observamais.com.br
Observação: o portal Observa+ é o portal de notícias que traz todas as notícias do impresso Jornal do Vale do Itapocu. Fique sempre bem informado!