Começou na terça-feira (20), uma nova etapa na educação municipal com o lançamento das aulas em tempo integral para alunos dos 5º e 6º anos, em parceria com a Escola Sesi-Senai. A iniciativa faz parte do Programa Escola em Tempo Integral, pactuado com o Governo Federal, e contempla 90 estudantes das escolas Isabel Lilia Rosa de Souza (Bananal do Sul) e Padre Mathias Maria Stein (Caixa d’Água), que agora passam a ter atividades pedagógicas no contraturno escolar.
Além do ensino fundamental, Guaramirim também está ampliando a oferta de vagas em tempo integral na Educação Infantil. Ao todo, 186 crianças serão atendidas em tempo integral nesta nova fase do programa — 90 no ensino fundamental e 96 na educação infantil. Essas 96 novas vagas foram abertas em dois Centros de Educação Infantil: 66 no CEI Joanir da Silva, no bairro Corticeira, com inauguração prevista para o dia 26 de maio, e 30 no CEI Zilma Flores, ampliando o atendimento já existente.
Durante o contraturno, os alunos do ensino fundamental participam de oficinas voltadas ao desenvolvimento de competências essenciais como comunicação e mídias digitais, arte e bem-estar, robótica e games, além de reforço em língua portuguesa e matemática. A estrutura do SESI/SENAI oferece um ambiente moderno e preparado, com transporte, almoço nas unidades escolares de origem e lanche no contraturno.
Conquista é destacada como um marco na formação das futuras gerações
A abertura do programa contou com a presença de Célio Bayer, vice-presidente da FIESC para Assuntos Regionais no Vale do Itapocu, que enalteceu a iniciativa como um marco para a formação das futuras gerações. “Esta é uma decisão inteligente e estratégica. Os alunos de hoje são o futuro do município, e ao proporcionar essa oportunidade, estamos oferecendo a eles ferramentas reais para desenvolverem múltiplas habilidades. Que saibam aproveitar ao máximo cada momento”, reforçou.
A secretária municipal de Educação, Jeanine de Paula, também destacou o papel transformador do programa. “Oferecer uma estrutura como essa aos nossos alunos é mais do que uma conquista, é um compromisso com o presente e o futuro da nossa cidade. Esta é uma oportunidade única. Aprender pode — e deve — ser algo prazeroso quando temos as ferramentas certas à disposição”, comentou.