A professora de biologia Thais Collet, do Instituto Federal de Santa Catarina, esteve na Câmara de Vereadores na quinta-feira (3) para expor o trabalho feito pelo IFSC pela biodiversidade no município. A profissional levou aos vereadores uma exposição do projeto “Eco Trilha Mata Atlântica: promovendo a educação integral de forma lúdica”, desenvolvido no campus Rau.
A apresentação foi motivada pela possível venda de um terreno atrás da área da instituição de ensino, o que ameaça a sequência do projeto e a biodiversidade do local. A proposta aproxima crianças e alunos, em especial da rede pública de ensino, de animais nativos em uma trilha com extensão de aproximadamente 170 metros.
“A gente tem medo de que esses animais serão afugentados, vão perder o habitat natural deles e não vão mais poder ficar ali”, alertou Collet. Ela pediu aos vereadores auxílio na situação.
O projeto Eco Trilha é desenvolvido com o auxílio de alunos bolsistas da instituição, que guiam as crianças por um terreno de aproximadamente 5 mil m² de mata atlântica preservada, com foco na educação ambiental.
Professora apela por área de mata para manter projeto de educação ambiental. Acesse: www.observamais.com.br.
ANIMAIS NATIVOS – O pedido foi reforçado pelo vereador Fernando Alflen. A iniciativa conta com acessibilidade e recebe educandos da Apae e da AMA. No espaço os visitantes podem observar de perto animais nativos. Collet relembrou, por exemplo, um momento de alegria das crianças ao verem esquilos.
Além disso, é possível observar meliponários (caixas com abelhas sem ferrão), praticar atividades com equipamentos de jardinagem e montar um terrário ao final da visitação, levado como costume às salas de aula das unidades escolares que participam da proposta.
O objetivo das ações é incrementar a consciência ambiental e a educação sobre a biodiversidade presente em Jaraguá do Sul por meio da presença, do desenvolvimento de atividades lúdicas e da observação ativa na mata.
Fique sempre bem informado!
Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País. Acesse: www.observamais.com.br