O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou, nesta quarta-feira (15), durante evento pelo Dia do Professor, a importância da valorização da categoria e o avanço de políticas públicas voltadas à educação no Brasil. A cerimônia, realizada no Rio de Janeiro, marcou o início da emissão da Carteira Nacional Docente do Brasil, que atenderá cerca de 2,7 milhões de professores de todos os níveis e redes de ensino — públicas e privadas.
O sistema de solicitação será aberto a partir desta quinta-feira (16), por meio da página Mais Professores. O documento oficial terá validade de dez anos e poderá ser solicitado por docentes que tenham CPF regular junto à Receita Federal e estejam em exercício da atividade docente em instituição de ensino.
Durante o evento, Lula afirmou que investir em educação é uma decisão política recente na história do país e ressaltou a importância da continuidade das políticas educacionais. “A educação é o começo. É aquele caminho que a gente aponta e vê uma luz no fim do túnel”, disse. O presidente também anunciou que, ainda este ano, devem sair do papel a criação da universidade federal indígena e da universidade do esporte.
Benefícios para os professores
Com a carteira, os professores terão acesso a meia-entrada em eventos culturais, ferramentas de trabalho, cartões de crédito com condições diferenciadas e descontos em hotéis. O governo tem firmado parcerias com empresas de diversos setores — como alimentação, cultura, saúde e transporte — para oferecer descontos de no mínimo 10% aos profissionais. Os estabelecimentos participantes exibirão o Selo #TôComProf, que identifica os locais com condições especiais para docentes.

Premiação de 100 mil professores
Durante a cerimônia, o presidente também anunciou a premiação de 100 mil professores das redes públicas, escolhidos com base nas escolas com melhor desempenho no Ideb, considerando contextos socioeconômicos desafiadores. Os vencedores receberam um cartão do Banco do Brasil com crédito de R$ 3 mil para aquisição de ferramentas de trabalho, como notebooks e tablets.
Para participar das próximas premiações, os docentes devem acessar o mesmo sistema de solicitação da Carteira Nacional Docente e preencher o formulário “Mais Professores – Valorização”.
Portal de formação reformulado
O governo apresentou ainda a nova versão do Portal de Formação Mais Professores, que reúne cursos gratuitos de formação continuada, graduação, mestrado e doutorado. A plataforma foi reformulada para oferecer busca facilitada e um painel interativo com oportunidades divididas por estado.
Fique sempre bem informado!
Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País. Acesse: www.observamais.com.br
Observação: o portal Observa+ é o portal de notícias que traz todas as notícias do impresso Jornal do Vale do Itapocu. Fique sempre bem informado!




















