A primavera começou nesta segunda-feira (22) com cara de inverno em Santa Catarina. Depois de um fim de semana de instabilidade e estragos em várias regiões, o tempo firme retorna, mas acompanhado de queda acentuada nas temperaturas, ventos fortes e risco de alagamentos costeiros.
Com o afastamento da frente fria e a entrada de uma massa de ar seco e frio, os termômetros devem despencar principalmente entre esta noite e a manhã de terça-feira (23).
Grande Oeste e Planaltos: mínimas entre 5°C e 10°C, podendo ser menores na Serra.
Litoral: variação de 10°C a 15°C.
Ventos fortes e mar agitado
Os ventos de quadrante Sul devem registrar rajadas de 50 a 70 km/h, com picos ainda maiores entre o Meio-Oeste e o Litoral. No mar, as ondas podem chegar a 2,5 m, com picos de até 3,0 m em alto mar, favorecendo alagamentos costeiros principalmente em Florianópolis e Itajaí até terça-feira.
Julio Cavalheiro / Arquivo / SECOM
Primavera
Estragos do fim de semana
Segundo a Defesa Civil de SC, os temporais confirmaram os alertas emitidos no fim de semana e já deixaram 25 municípios com danos causados por chuvas intensas, granizo e vendavais.
Três cidades (Barra Bonita, Entre Rios e Rio Negrinho) decretaram situação de emergência e recebem itens de assistência humanitária.
Outros quatro municípios avaliam decretar.
Agentes da Defesa Civil estão em campo avaliando estragos e prestando apoio às famílias atingidas.
O que esperar da primavera
A estação, que vai até 21 de dezembro, marca o retorno das chuvas frequentes e volumosas. Contudo, o Fórum Climático Catarinense prevê:
Setembro: chuvas próximas da média.
Outubro e novembro: precipitações abaixo da média, especialmente no Grande Oeste.
Fenômenos climáticos: El Niño e La Niña seguem inativos.
Temperaturas: tendem a ficar próximas da normalidade, com tardes mais quentes, manhãs amenas e chance de frio fora de época.
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.