O lote 2.1 da duplicação da BR-280, entre São Francisco do Sul e Jaraguá do Sul, é o mais adiantado, com cerca de 85% executado. É nele que está sendo construída as obras da ponte sobre o rio Piraí, com as fundações sobre o leito do rio na dependência da liberação ambiental para a conclusão. A estrutura de 510 metros de extensão fica nos limites entre Guaramirim e Araquari. As obras no 2.1 devem ser concluídas em 2026, segundo as previsões.
Os segmentos da ponte com fundações foram do leito do rio estão em andamento, com liberação pelo Ibama. Nesses trechos fora d´água, foram instalados escalas e blocos, com instalação de vigas de até 28 metros. Neste momento, as lajes estão sendo concretadas. Nas fundações dentro do rio, não há obras. O Ibama está analisando a documentação complementar enviada pelo Dnit.
A lista de documentos inclui novo estudo hidrológico do Piraí, detalhamento do método construtivo, manejo ambiental, entre outros complementos. O programa de proteção da ictiofauna, envolvendo monitoramento da qualidade da água e resgate de espécies aquáticas durante as obras, já teve manifestação favorável do Ibama.
Recentemente o Dnit fez a entrega do primeiro viaduto totalmente concluído, na região da Corticeira e Caixa D’Água, mas existe mais dois em obras, um nas proximidades da empresa Dibrape e outro no Poço Grande. O Dnit prevê a conclusão e liberação ao tráfego do viaduto da Dibrape em cinco meses, enquanto o viaduto no Poço Grande tem previsão de entrega para o início de 2026.
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Lote 2.1 tem mais dois viadutos em fase de construção e é o mais adiantado
Em abril, o superintendente do Dnit em Santa Catarina, Alysson Andrade, entregou o viaduto no lote 2.1 e visitou outros pontos do lote 2.2, que compreende o contorno entre Guaramirim e Jaraguá do Sul, incluindo os dois túneis no morro Vieira. O acesso a esses túneis contará com dois viadutos, um em cada lado, obras consideradas de maior complexidade. Após sua construção, os túneis receberão equipamentos de segurança como detectores de fumaça, controladores de incêndio, ventiladores e iluminação especial, com previsão de conclusão desta etapa em 2026.
O superintendente regional do Dnit estima que a duplicação da BR-280 poderá estar totalmente finalizada em três anos. Para isso, além dos recursos já disponíveis para este ano – R$ 215 milhões destinados aos dois lotes –, o órgão necessita de um aporte adicional de pelo menos R$ 100 milhões. Nos anos de 2023 e 2024, foram investidos na obra R$ 350 milhões.
O projeto total de duplicação da BR-280, no trecho de responsabilidade federal, tem pouco mais de 73 quilômetros divididos em três lotes, entre o porto de São Francisco do Sul e Jaraguá do Sul, no sentido a Corupá. O lote 1 (São Francisco do Sul até a BR-101) tem 26% de serviços executados; o lote 2 (BR-101 a Guaramirim), tem 82% dos serviços executados; e o lote 2.1 (contorno por Guaramirim e Jaraguá) tem 67% dos serviços executados.