Política e Políticos | Trabalho de reparação da antiga pista asfálticas da BR-280, em Araquari, próximo ao limite com Guaramirim, deve ter muita atenção de quem trafega pela rodovia. Entre 7h e 18h, o “pare e siga” vai até o final de outubro. É o trecho mais adiantado da duplicação, que se arrasta desde 2014. E que, pelo visto, ainda vai demandar mais alguns anos. O contorno de Jaraguá do Sul, por exemplo, com 24 quilômetros, tem prazo (muito otimista) de conclusão para 2027. Mas, da BR-101 até São Francisco do Sul, com a obra parada há mais de dois anos, nem o DNIT tem a mínima ideia sobre quando acaba. É só olhar o orçamento federal para os próximos dois anos. E a inexistência sequer de um projeto voltado para o Canal do Linguado.
Política e Políticos – O jornalista Celso Machado comenta os principais acontecimentos de Santa Catarina e da região. Política e Políticos – e-mail da coluna: machadocelso01@gmail.com
CURTAS
- Assembleia Legislativa aprovou projeto de lei do deputado Volnei Weber (MDB) que obriga os hospitais filantrópicos com recursos estaduais a manterem página eletrônica de transparência na internet.
- Com todas as informações sobre contabilidade, parcerias com o poder público, valores recebidos e composição das diretorias e conselhos. De fato, alguns parecem sacos sem fundo.
- Proposta do prefeito Jair Franzner (MDB) para compra de quatro veículos elétricos modelo BYD Dolphin Mini 2024/2025, a um custo de R$ 469.120,00, foi rejeitada pela Câmara de Jaraguá do Sul. Era para modernizar a frota em gestão sustentável, alegou Frazner.
- Mas os vereadores expuseram outras necessidades para recusar o projeto. Como saúde, infraestrutura, defesa civil, maquinários. Em um momento quando o próprio Executivo corta orçamentos de secretarias alegando necessidade de economia.
- Governo federal vai abrir o cofre para reequipar e capacitar as guardas municipais de 23 capitais de estado. Entre elas, o maior contingente está em São Paulo, com 5.569 profissionais. Florianópolis tem 138. Somando os efetivos dessas capitais, são 33 mil GMs.
- Ente outras rotas turísticas já existentes no estado, a Rota das Oliveiras deve virar lei em breve. Abrange Guaraciaba, Campo Erê, Vargem Bonita, Iomerê, Ibiam, Campos Novos e Rancho Queimado. Onde se produz excelentes azeites de oliva, em boa parte exportados.

Mello “rifa” de Toni
Pelo andar da carruagem, a deputada federal Caroline de Toni (PL), se quiser manter candidatura a senadora, terá mesmo de mudar de partido. Na quarta-feira (22), depois de conversar com o amigo Jair Bolsonaro (PL), em Brasília, Jorginho Mello (PL) deixou claro que a chapa terá Carlos Bolsonaro (PL), imposto por JB, e o senador Esperidião Amin (PP). Não quer chapa pura porque precisa do apoio (tempo na TV) da Federação União Progressista (União Brasil/PP). Aliás há pouco tempo o próprio Mello sugeriu que a deputada trocasse de partido. Por certo para evitar o constrangimento de veto pelo próprio PL, onde quem manda é ele. Mas Bolsonaro pai disse que, mesmo com Caroline em outro partido, ele vai apoiá-la. Só lembrando: em maio, Mello disse que a deputada era a candidata. “Não tem mais volta”.
Política e Políticos – O jornalista Celso Machado comenta os principais acontecimentos de Santa Catarina e da região. Política e Políticos – e-mail da coluna: machadocelso01@gmail.com

VIA BRASIL
- É certo que Donald Trump (Republicanos) e Lula da Silva (PT) vão sentar para tratar do tarifaço de 50% sobre as exportações brasileiras para os EUA. No domingo (26), às 18h (hora de Brasília), no território federal de Kuala Lumpur, capital de Malásia.
- Trump e o deputado Eduardo Bolsonaro (PL), desde março em autoexílio nos EUA, entre rompantes, basófias e ameaças têm sido bons cabos eleitorais de Lula que, por conta disso, vê crescer a aprovação ao seu governo.
- Aliás, por 11 votos a 7, o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, presidido pelo deputado Fábio Schiochet (União Brasil/Jaraguá do Sul), arquivou o pedido de cassação do deputado Eduardo Bolsonaro (PL), acusado pelo PT de defender sanções americanas ao Brasil.
- Mas o parlamentar também é investigado no Supremo Tribunal Federal em um inquérito que trata de sua suposta atuação para influenciar os rumos de processos contra o pai, Jair. Além disso, pode perder o mandato se faltar a mais cinco sessões deliberativas até o final do ano
Política e Políticos – O jornalista Celso Machado comenta os principais acontecimentos de Santa Catarina e da região. Política e Políticos – e-mail da coluna: machadocelso01@gmail.com

Lula disputará quarto mandato
Em viagem pela Ásia, Lula da Silva (PT) confirmou, pela primeira vez, que vai disputar um quarto mandato em 2026. Com popularidade equilibrada e até à frente de outros prováveis candidatos, como apontam recentes pesquisas eleitorais, até então dizia que tudo dependeria de sua saúde. Dia 27 de outubro o petista completará 80 anos. Foi eleito para um primeiro mandato em 2002, derrotando José Serra. Foi reeleito em 2006 ao vencer Geraldo Alckmin, hoje vice-presidente da República. Foi fundamental na eleição de Dilma Rousseff (PT) em 2010, de novo contra José Serra. E na reeleição de Rousseff, em 2014 derrotando Aécio Neves. A última disputa marcou a quarta derrota consecutiva do PSDB para o PT.

Fique sempre bem informado!
Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País. Acesse: www.observamais.com.br
Observação: o portal Observa+ é o portal de notícias que traz todas as notícias do impresso Jornal do Vale do Itapocu. Fique sempre bem informado!


















