Política e Políticos – e-mail da coluna: machadocelso01@gmail.com
A Câmara de Jaraguá do Sul promove hoje (1º) a segunda audiência pública sobre pessoas em situação e vulnerabilidade social, com foco principal em moradores de rua, uma população que cresce. Às 19h30, no auditório do Centro Empresarial e aberto ao público. A ideia é juntar o poder público, a representação do Legislativo e autoridades do Judiciário e das forças de segurança pública para adoção de medidas concretas frente às dificuldades enfrentadas não só pelo público alvo, mas também pelas instituições e entidades atreladas ao setor. Em resumo, é preciso que se encontrem soluções, de consenso e duradouras. Pelo diálogo, direto e sem rodeios, mas sem o ranço político partidário. Que, neste caso, não levam a lugar algum.
CURTAS
- “As pessoas votam em quem quiser. Não tem problema nenhum, não”. A fala é do vereador Carlos Bolsonaro (PL/RJ), sobre uma provável candidatura a senador por Santa Catarina.
- A candidatura do vereador em sexto mandato no Rio de Janeiro é imposição do pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, abençoado pelo governador Jorginho Mello (PL).
- JB já impôs Jorge Seif (PL), eleito senador em 2022. E, em 2024, Jair Renan, vereador em Balneário Camboriú, que poderá ser candidato a deputado federal em 2026. Por SC, claro.
- Aliás e por razões óbvias, a deputada federal Caroline de Toni (PL), ungida por JB e Jorginho Mello para uma das vagas ao Senado, defende Carlos Bolsonaro.
- A deputada acha que o vereador filho de JB, em sendo candidato a senador por Santa Catarina, será o mais votado. “O catarinense vai lhe dar uma enxurrada de votos”, prevê Caroline.
- Em resumo, o PL engole sapos porque é dependente da influência que Bolsonaro pai ainda tem nas urnas catarinense. Um desrespeito ao eleitor de SC. O resto é conversa fiada.
Política e Políticos – O jornalista Celso Machado comenta os principais acontecimentos de Santa Catarina e da região. Política e Políticos – e-mail da coluna: machadocelso01@gmail.com
Pelo bom acolhimento

A falta de planejamento adequado no acolhimento de estudantes com deficiência nas escolas é um dos principais entraves para uma educação inclusiva. Por isso, o deputado Vicente Caropreso (PSDB) tem um projeto de lei que garante matrícula antecipada para estudantes com deficiência nas redes pública e privada de ensino. Permitindo que as instituições de ensino tenham boas condições de receber esses alunos. Pela proposta, a matrícula s deve ser feita com pelo menos 60 dias de antecedência ao início do ano letivo, permitindo que as escolas se organizem pedagogicamente, estruturalmente e com pessoal adequada.
VIA BRASIL
- Adriano Silva (Novo), prefeito reeleito de Joinville, mantém (por enquanto) o compromisso assumido com o eleitor de que cumprirá os quatro anos deste segundo mandato.
- E apoiando a reeleição de Jorginho Mello (PL), que trata Joinville a pão de ló. De uma forma nunca vista, mesmo nos governos de Pedro Ivo Campos (MDB) e Luiz Henrique da Silveira (MDB).
- “É muito boa, muito alinhada e está nos ajudando”, disse Silva, sobre o governo do estado e o governador Mello. Com quem viajou recentemente à Ásia na condição de convidado.
- Sem citar João Rodrigues, do PSD, partido que o ajudou na reeleição de 2024, Silva deve esperar pelo posicionamento dos diretórios nacional e estadual do Novo.
Política e Políticos – O jornalista Celso Machado comenta os principais acontecimentos de Santa Catarina e da região. Política e Políticos – e-mail da coluna: machadocelso01@gmail.com
O “peso” da idade

Considerada a terceira causa de mortalidade entre a população com mais de 65 anos, as quedas de idosos mataram 70.516 pessoas, entre 2013 e 2022, no país. Os dados são do Ministério da Saúde. Santa Catarina também apresenta quadro preocupante. Um estudo mostrou aumento anual de 1,5% nas taxas de internação por quedas em idosos entre 2006 e 2014. Dados do Sesc/SC indicam que 40% dos idosos com 80 anos ou mais sofrem com quedas. Por isso mesmo, tais números foram destacados durante o 1º Simpósio Catarinense de Prevenção de Quedas em Pessoas Idosas, na Assembleia Legislativa. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, do IBGE, a população brasileira está envelhecendo. Em dez anos, o número de pessoas com 60 anos ou mais pulou de 11,3% para 14,7%. A população idosa em Santa Catarina representa 15,6% do total de habitantes, com mais de 1,3 milhão de pessoas com 60 anos ou mais.
Política e Políticos – O jornalista Celso Machado comenta os principais acontecimentos de Santa Catarina e da região. Política e Políticos – e-mail da coluna: machadocelso01@gmail.com
Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País. Acesse: www.observamais.com.br