O Samae, autarquia vinculada a Prefeitura de Jaraguá do Sul, realizou na sexta-feira (27), em seu auditório, audiência pública do Plano de Segurança da Água (PSA), para apresentar e discutir a elaboração e implementação do plano, que também integra o Plano de Emergência e Contingência do Samae. A apresentação foi feita pela empresa A2N Engenharia & Soluções Sustentáveis, de São Paulo, que detalhou todas as informações coletadas a partir do segundo semestre do ano passado e que pode ser consultado até o dia 12 de julho, com sugestões para o alinhamento de ideias.
O Plano, que atende legislação federal, adota uma abordagem preventiva e de risco, abrangendo todas as etapas do ciclo da água, desde a captação da fonte hídrica (rios Itapocu e Jaraguá), passando pelo transporte da água bruta, tratamento, reservação e, por fim, a distribuição aos consumidores. Para a reservação, são 39 reservatórios que têm capacidade estática de 25 milhões de litros, suficientes para o consumo de 8 horas de Jaraguá do Sul.
Além de detalhar o fluxo do sistema de abastecimento, o PSA é fundamental para identificar e avaliar perigos e eventos que possam comprometer a qualidade da água e, consequentemente, a saúde pública. Com base nessa análise de risco, o plano estabelece e implementa medidas preventivas para minimizar a probabilidade de ocorrência desses perigos, bem como medidas corretivas a serem adotadas caso ocorram falhas ou contaminações.
Seis rios abastecem a cidade – Ano Bom, Humboldt, Novo, Vermelho, Itapocu e Jaraguá. Para cada afluente a montante das captações (ETAs), o Plano de Segurança da Água determina uma forma de atenção. A BR-280 e a ferrovia são considerados pontos de atenção numa eventualidade de acidentes com contaminantes, exigindo protocolos de pronta resposta para garantir a segurança hídrica.
O diretor técnico do Samae, Tuhã Schmitt do Evangelho, explicou que agora será feita uma análise das sugestões pela equipe do Samae e, se necessário, serão realizadas adaptações no Plano. O documento permanece disponível no site do Samae até o dia 12 de julho, período em que ainda poderão ser enviadas sugestões pelo e-mail diretoria.tecnica@samaejs.com.br. Em seguida, ocorrerá a revisão final e, por fim, a publicação do Plano.
Plano de Segurança da Água é apresentado pelo Samae
Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País. Acesse: www.observamais.com.br