A Igreja Católica se prepara para canonizar, neste domingo (7), o jovem Carlo Acutis, conhecido como o “padroeiro da internet”. O adolescente italiano, que morreu aos 15 anos em 2006, será proclamado santo pelo Papa Leão XIV em cerimônia na Praça de São Pedro, no Vaticano. Ele será o primeiro santo millennial da Igreja.
A canonização acontece após o reconhecimento de dois milagres atribuídos à sua intercessão. Inicialmente prevista para 2024, a cerimônia foi adiada em razão da morte do Papa Francisco.

Uma vida comum, mas extraordinária
Carlo nasceu em Londres, em 1991, mas cresceu em Milão, na Itália. Apaixonado por tecnologia, futebol, videogames e filmes, também desenvolveu uma fé profunda, marcada pelo amor à Eucaristia. Aos 12 anos, criou um site (www.miracolieucaristici.org) para catalogar milagres eucarísticos reconhecidos pela Igreja ao longo dos séculos.
Ele dizia: “Estar sempre unido a Jesus, este é o meu plano de vida”, e considerava a Eucaristia como seu “caminho para o Céu”.
Entre suas frases mais conhecidas, Carlo deixou reflexões que ainda hoje inspiram fiéis no mundo todo:
- “Todos nascem originais, mas muitos morrem como fotocópias.”
- “Quando você está diante do sol, você se bronzeia, mas quando você está diante de Jesus na Eucaristia, você se torna santo.”
Padroeiro da internet – “kit para ser santo”
Mesmo sendo um adolescente comum, Carlo surpreendia pela maturidade espiritual. Ele elaborou um “kit para se tornar santo”, que incluía práticas como participar da Santa Missa diariamente, rezar o Rosário, ler a Bíblia, fazer Adoração Eucarística e confessar-se com frequência.
Ele também atuava como voluntário em refeitórios comunitários e ajudava crianças em dificuldades escolares, sempre colocando em prática a máxima: “A tristeza é olhar para si mesmo, a felicidade é olhar para Deus.”
Doença e morte precoce
Em outubro de 2006, Carlo foi diagnosticado com leucemia fulminante. Mesmo diante da doença, manteve sua fé inabalável. Poucos dias antes de morrer, pediu para receber a Unção dos Enfermos e a Comunhão, afirmando que estava preparado para encontrar-se com Deus.
Faleceu no dia 12 de outubro de 2006, aos 15 anos, em Monza, Itália. Seu corpo repousa hoje em Assis, no Santuário do Despojamento, onde milhares de peregrinos visitam seus restos mortais expostos.

Processo de Beatificação
A causa de beatificação e canonização de Carlo Acutis foi aberta oficialmente no dia 12 de outubro de 2012, dando início ao processo diocesano. Essa primeira etapa foi encerrada no dia 24 de novembro de 2016, quando toda documentação foi encaminhada ao Vaticano para a segunda fase do processo.
Em 5 de julho de 2018, o Papa Francisco o declarou venerável, um passo no processo em que são reconhecidas as virtudes heroicas do candidato a santo.
O primeiro milagre atribuído ao “Padroeiro da internet”, que foi reconhecido pela Igreja Católica, se refere à cura inexplicável de um menino brasileiro com doença congênita no pâncreas em 2013.
Carlo Acutis foi beatificado na Basílica de São Francisco, em Assis, Itália, no dia 10 de outubro de 2020, em cerimônia presidida pelo cardeal Agostino Vallini. Seu corpo está permanentemente exposto no Santuário do Despojamento em Assis. Em maio de 2024, o Papa Francisco reconheceu o segundo milagre atribuído ao jovem, levando à sua canonização.
O jovem santo da era digital
Declarado venerável em 2018 e beato em 2020, Carlo Acutis agora se tornará santo. Sua vida simples, mas profundamente enraizada na fé, conquistou jovens e adultos no mundo inteiro. Ele mesmo resumiu sua missão com clareza:
“Não eu, mas Deus”; “Não o amor-próprio, mas a glória de Deus”; “A tristeza é olhar para si mesmo, a felicidade é olhar para Deus”.
Fonte: Site Oficial Canção Nova
Fique sempre bem informado!
Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País. Acesse: www.observamais.com.br
Observação: o portal Observa+ é o portal de notícias que traz todas as notícias do impresso Jornal do Vale do Itapocu. Fique sempre bem informado!