Oitenta anos do Dia da Vitória são lembrados com ato emotivo na praça

Oitenta anos do Dia da Vitória são lembrados com ato emotivo na praça. A solenidade aconteceu defronte ao monumento aos expedicionários, na Getúlio Vargas, com as presenças de familiares dos…
Oitenta
Foto: Flávio José Brugnago | Observa +

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por intermédio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), realizou no sábado, 10 de maio, o Memorial – Dia da Vitória para lembrar o término da 2ª Guerra Mundial na Europa, que contou com pracinhas do município e região. A solenidade aconteceu defronte ao monumento aos expedicionários, na Getúlio Vargas, com as presenças de familiares dos pracinhas que fizeram parte da Força Expedicionária Brasileira (FEB) durante o conflito, além de autoridades e representantes do 14º Batalhão da Policia Militar de Jaraguá do Sul, 62º Batalhão de Infantaria de Joinville, Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira (ANVFEB) e da Associação dos Amigos do Museu da Paz (AMMPAZ).


O vice-prefeito João Pereira representou o Executivo. Foi a primeira cerimônia do Dia da Vitória sem a presença de veteranos. Em 2 de maio de 2024, o último pracinha jaraguaense vivo que combateu na Segunda Guerra Mundial, Walter Carlos Hertel, faleceu aos 101 anos, fato lembrado no ato solene, que teve abertura com o Hino de Jaraguá, cantado por Ana Isabel de Souza, do programa Bolsa Cultural e, o Hino Nacional, a Canção do Expedicionário e o toque do silêncio foi interpretado pela Banda do 62º BI.

CDL

Oitenta anos do Dia da Vitória


“Ao celebrarmos o Dia da Vitória, rendemos homenagens a todos os veteranos que, com bravura e coragem, lutaram para que vivêssemos em liberdade. Preservar a memória desses verdadeiros heróis é mais do que um gesto de gratidão – é um compromisso com a paz”, destacou o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Gilberto Gesser.


Houve também o registro do deputado Vicente Caropreso, do secretário da Anvfeb, Ivo Kretzer e do vice-prefeito João Pereira, para quem a falta de expedicionário vivo, “faz aumentar a nossa responsabilidade de honrar a memória dos verdadeiros heróis nacionais”.

Oitenta anos do Dia da Vitória são lembrados com ato emotivo na praça. Foto Flávio José Brugnago | Observa +


Um dos momentos de emoção foi a apresentação dos familiares de ex-pracinhas, que disseram os nomes de seus pais e avós, que representavam.
Em comemoração ao Dia da Vitória, o Museu da Paz realiza a exposição “Após a vitória: a missão da FEB na reconstrução da Paz”, que está aberto ao público.

Oitenta anos do Dia da Vitória são lembrados com ato emotivo na praça: Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País. Acesse: www.observamais.com.br

memorial pet
memorial pet

Últimas notícias

museu paz 1
WhatsApp Image 2025-05-13 at 16.37
22
alistamento militar
Agenda Esportiva de 14 de Maio: Jogos de Futebol, NBA, Futsal e Golfe com Transmissões ao Vivo
CDL

Colunistas

museu paz 1
WhatsApp Image 2025-05-13 at 16.37
22
alistamento militar
Agenda Esportiva de 14 de Maio: Jogos de Futebol, NBA, Futsal e Golfe com Transmissões ao Vivo
CDL

Notícias relacionadas