“Logo terá máquina na pista”, disse o secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Jerry Comper, ao comentar a retomada das obras de pavimentação da SC-414, que interliga os municípios de Luiz Alves, Massaranduba e Blumenau. A declaração foi feita a representantes dos municípios durante reunião articulada pelo deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), realizada nesta terça-feira (6), na sede da Secretaria, em Florianópolis.
Desistência da empresa contratada e paralisação da obra
Com 31% da pavimentação concluída, a obra está paralisada desde o início do ano, quando a empresa Engeplan comunicou oficialmente ao governo sua desistência do contrato. O secretário explicou que o objetivo é que a empresa Planaterra, classificada em segundo lugar na licitação, assuma a execução do trecho de 13 quilômetros da rodovia, orçado em R$ 72 milhões.
Para isso, a Secretaria está finalizando a etapa de negociação com a atual empresa, para que a rescisão do contrato seja feita em comum acordo, evitando a judicialização da questão ou a necessidade de uma nova licitação.

Contrato com nova empresa
“Estamos caminhando para finalizar o processo, encerrar o contrato atual e transferir para a nova empresa”, afirmou Comper. Ele destacou que os recursos estão alocados, que não houve atraso nos pagamentos, e que a Planaterra já manifestou interesse em assumir a obra. De acordo com os técnicos da Secretaria, a expectativa é de que a rescisão seja efetivada até o fim deste mês.
“É uma agonia muito grande para nós. É uma obra pela qual nosso mandato batalhou muito para tirar do papel e transformar em realidade, para acabar com o pó e a lama na vida das pessoas que moram ali. Trabalhamos para que os entraves burocráticos e jurídicos sejam superados e a obra seja retomada o quanto antes”, afirmou o deputado Dr. Vicente.
Ele destacou que a paralisação gerou grande preocupação entre a população local e explicou o objetivo da reunião: “Solicitei este encontro para que o secretário explicasse a situação, esclarecesse as etapas em andamento e ouvisse as demandas das lideranças dos municípios.” Ao final, o parlamentar demonstrou otimismo: “Saímos muito confiantes, com a certeza de que a obra é prioridade para o governo e que os entraves serão resolvidos para a retomada dos trabalhos.”
📲 Fique sempre bem informado!
Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País. Acesse: www.observamais.com.br