O mapa de Santa Catarina está prestes a mudar. Assembleia Legislativa (Alesc) aprovou, no início de outubro, projeto de lei que estabelece regras para corrigir os limites entre municípios catarinenses. A mudança pode afetar 164 cidades que fizeram consultas na Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) sobre seus limites.
O objetivo principal do projeto é acabar com as chamadas “áreas de sombra”, faixas que variam de 200 a 500 metros onde há dúvidas sobre qual prefeitura é responsável por serviços como coleta de lixo, manutenção de ruas, cobrança de IPTU ou oferta de saúde e educação. A nova legislação pretende reduzir essa margem de erro para apenas 2,5 metros, usando sistemas cartográficos de alta precisão.
Municípios da região discutem correções de mapas sobre limites. Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País. Acesse: www.observamais.com.br
De acordo com a Seplan, as prefeituras poderão iniciar formalmente os pedidos de correção a partir de março de 2026. O processo, no entanto, seguirá uma série de exigências técnicas e legais. Na região do Vale do Rio Itapocu, existe discussões sobre limites em Corupá, Guaramirim, Jaraguá do Sul, São João do Itaperiu e Schroeder.
Pomerode e São Bento do Sul têm discussões com Jaraguá e Corupá, como também Massaranduba e São João do Itaperiú. As correções dependerão, primeiro, da concordância mútua entre os municípios vizinhos. As prefeituras deverão aprovar leis municipais autorizando a revisão dos limites e apresentar conjuntamente a solicitação à Comissão de Assuntos Municipais da Alesc.
Municípios da região discutem correções de mapas sobre limites. Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País. Acesse: www.observamais.com.br
Cada proposta precisará vir acompanhada de um relatório técnico com os impactos socioeconômicos da mudança e de um mapa detalhado. Outro requisito é o apoio da comunidade. Mais de 50% dos moradores da área em questão precisarão assinar um abaixo-assinado favorável à mudança, com nome, número do RG e assinatura legível.
Fique sempre bem informado!
Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País. Acesse: www.observamais.com.br
Observação: o portal Observa+ é o portal de notícias que traz todas as notícias do impresso Jornal do Vale do Itapocu. Fique sempre bem informado!




















