Cresce o uso do termo “mobilidade humana” ao invés de “mobilidade urbana”, considerando que os deslocamentos são feitos, majoritariamente, por pessoas. Por isso, o Observatório Nacional de Segurança Viária criou o tema “Maio Amarelo 2025: Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana”. O Maio Amarelo é um movimento internacional que convida a sociedade a refletir sobre como cada um pode contribuir para a redução dos sinistros de trânsito.
Em Jaraguá do Sul, o Movimento Marcha do Silêncio, que tem mantido um trabalho de conscientização no combate à violência no trânsito, realiza no sábado, 10 de maio, das 8h30 ao meio dia, um evento educativo na Praça Ângelo Piazera.
Conforme a coordenadora Sueli Mader “seguimos discutindo o tema motociclista. Penso que temos que ir mais longe que apenas alguns eventos esporádicos. Uma problemática é a realidade envolvendo as motocicletas, pois existe culturalmente uma rivalidade no trânsito, automóveis × motocicletas”.
Para ela, “ambos querem sempre ter razão em seus comportamentos, mas na realidade o que mais falta é se colocar no lugar do outro, tendo mais empatia, respeito e principalmente calma. Nosso compromisso é chamar a sociedade a voltar o olhar para si, para seus valores e comportamento no trânsito. A mudança começa pela reflexão”, defende.