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Modelo de Jaraguá do Sul inspira novas áreas de contenção de enchentes em Santa Catarina

Projeto idealizado na gestão de Antídio Lunelli como prefeito é referência para iniciativas em outras cidades, como Blumenau; parlamentar propõe expansão do modelo via programa estadual
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O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), destacou nas redes sociais nesta terça-feira, as obras de construção de um Parque Linear na margem do Rio Itajaí-Açu, em Blumenau. A proposta segue o modelo do Parque Linear Via Verde, de Jaraguá do Sul, pioneiro no estado, que foi concebido durante a gestão do deputado estadual Antídio Lunelli, quando era prefeito do município.

O espaço é projetado para funcionar como área de escape da água em períodos de fortes chuvas, reduzindo significativamente os danos em áreas habitadas e vias públicas. Em dias normais, a estrutura se transforma em área de lazer e mobilidade urbana, beneficiando diretamente a população.

CDL

“Uma estratégia verdadeiramente inteligente e eficaz no gerenciamento de riscos é aquela que foca na prevenção e na otimização dos recursos antes mesmo dos desastres acontecerem. Nosso estado tem sido atingido com frequência por fortes chuvas, e precisamos nos antecipar a esses eventos com agilidade. Fico feliz que nosso pleito esteja sendo ouvido e que essa iniciativa implementada em Jaraguá do Sul sirva de exemplo. Os catarinenses agradecem”, afirmou o deputado Antídio Lunelli.

jaraguá

Inspirado em soluções aplicadas em cidades como Nova Iorque e em regiões da Holanda, o Parque Linear Via Verde de Jaraguá do Sul foi o primeiro parque alagável de Santa Catarina.

De Jaraguá do Sul para todo o estado

Preocupado com os impactos recorrentes das chuvas no estado, Lunelli apresentou na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei nº 0312/2024, que institui o Programa de Prevenção a Enchentes e Alagamentos Parque Linear Barriga-Verde. A proposta visa implantar parques alagáveis em regiões estratégicas de Santa Catarina, reforçando a infraestrutura de contenção de enchentes e mitigação de riscos.

O projeto já foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça e está em análise na Comissão de Finanças e Tributação. Em seguida, passará pelas comissões de Transportes, Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura e de Defesa Civil antes de chegar ao plenário.

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