Prefeitura/Secretaria Municipal de Educação de Jaraguá do Sul encerrou o ciclo de inaugurações de obras educacionais, em escolas de ensino fundamental e centros de educação infantil. Na segunda-feira (26), foi entregue o CMEI Professora Leonice Cisz, no bairro Ilha da Figueira, obra iniciada no dia 21 de novembro de 2022, com área de 3.412,72 m2 e capacidade para atender 400 crianças, investimento total de R$ 14.804.874,43.
O CMEI Leonice Cisz iniciou atividades neste ano. A diretora Lourdes Thibes do Nascimento, falou do significado do ato e da homenagem a educadora falecida em janeiro de 2024. “Seu legado na educação é motivo de inspiração para todos nós. Que este CMEI carregue consigo o mesmo amor e dedicação que ela sempre demonstrou em sua trajetória profissional”, disse.
A secretária da Educação, Iraci Müller observou que nos últimos anos o município tem se preocupado em construir obras garantindo conforto, segurança e mais aprendizagem às crianças matriculadas. “Esta obra é mais uma conquista para a nossa missão de educar e formar cidadãos para o futuro”.

Maior centro de educação infantil de Jaraguá é entregue durante ato solene. Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País. Acesse: www.observamais.com.br
Diego Bogo, filho de Leonice, relembrou o trabalho da mãe como professora, principalmente na área da educação infantil e também como diretora, por 25 anos. “É com muita emoção e orgulho que a família recebe a homenagem. Este centro infantil perpetua o seu nome e também carrega os seus sonhos. Ela tinha muito amor pelo que fazia. A nossa gratidão a todos”.
Os vereadores Almeida e Natália falaram pelo Poder Legislativo, lembrando a importância de construir escolas, que é um local de aprendizado e transformação de pessoas. “Aqui as crianças encontram um ambiente acolhedor, com qualidade, e com oportunidades para iniciar a jornada da vida”, observaram.
O deputado federal Fábio Schiochet lembrou que o exemplo de Jaraguá do Sul ecoa por todos os locais por onde anda e que a magnitude da obra entregue é uma demonstração de que existe retorno dos impostos dos cidadãos. “Nossa cidade é bem administrada, segura, e isso nos orgulha muito”, observou.
O prefeito Jair Franzner homenageou a família da patronesse do CMEI, em especial aos filhos Tiago e Diego Bogo, seu pai José Cisz e suas irmãs Leonísia e Linira. Citou que do berçário à pré-escola a rede municipal conta com 7.943 crianças matriculadas. Disse que em 2022 haviam 1.047 crianças na fila de espera para creche e que fechou 2024 com 629. Agora está com 288, mas somente 72 da relação ainda não contam com vagas, porque para as demais crianças elas já estão garantidas.
“O decréscimo da fila de espera se chama planejamento. Isso se faz com uma equipe comprometida, que busca constantemente resultados para entregar à comunidade, como vimos hoje neste ato solene”, registrou.
Patronesse teve a carreira docente voltada para a educação infantil
O nome do CMEI Leonice Cisz ao maior centro de educação infantil de Jaraguá do Sul foi proposto em abril de 2024, pela então vereadora Jacira Bussarello e pelo vereador Jair Pedri, por meio de projeto de lei. Leonice faleceu no dia 22 de janeiro de 2024. Formada em pedagogia e com várias especializações, ela desempenhou as atividades profissionais em diversos estabelecimentos das redes municipal e estadual durante 25 anos na educação infantil e ensino fundamental.

O novo CEI conta com 20 salas de aula e pode atender até 400 crianças – do berçário, maternal e pré-escola. Além de sala para ambulatório, amamentação, secretaria, direção, coordenação, professores, ambientes multiuso, sala de leitura e demais ambientes destinados às áreas técnicas, como almoxarifado, copa, refeitório, cozinha, despensa, lavanderia e depósitos, além de parques infantis distribuídos externamente.