Lula dá aval para fim da obrigatoriedade de aulas em autoescolas para tirar CNH
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizou o Ministério dos Transportes a avançar com o projeto que pode mudar de forma significativa o processo para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A medida, anunciada nesta quinta-feira (2), prevê o fim da obrigatoriedade de aulas em autoescolas, abrindo espaço para um novo modelo de formação de motoristas no Brasil.
Consulta pública aberta
O governo de Lula abriu uma consulta pública para ouvir sugestões da sociedade sobre as mudanças. Esse é o primeiro passo para reformular a forma de habilitação no país.
A proposta em análise pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) busca eliminar a exigência de 45 horas de aulas teóricas e 20 horas de aulas práticas em autoescolas.
Como vai funcionar?
Com o novo modelo, o candidato poderá escolher entre:
- Frequentar uma autoescola tradicional;
- Optar por um instrutor autônomo, credenciado pelo Detran.
Esses instrutores independentes poderão se habilitar por meio de cursos digitais em plataformas do governo, o que promete mais flexibilidade e custos reduzidos.
Apesar das mudanças, as provas teóricas e práticas serão mantidas, garantindo que o futuro motorista comprove seu conhecimento e habilidade antes de receber a CNH.
O que está em jogo
O debate envolve pontos positivos e polêmicos:
- Redução de custos para quem deseja tirar a carteira;
- Mais liberdade de escolha para o cidadão;
- Questionamentos sobre a qualidade da formação dos novos motoristas;
- Impacto econômico para as autoescolas, que hoje concentram a preparação dos candidatos.
A consulta pública será determinante para definir como a mudança será implementada e quais salvaguardas serão adotadas para garantir segurança no trânsito.

Clique aqui para ler a Edição 2539 e se manter informado com um jornalismo local, independente e comprometido com a verdade.
Fique sempre bem informado! Edição 2538
Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País. Acesse: www.observamais.com.br
Observação: o portal Observa+ é o portal de notícias que traz todas as notícias do impresso Jornal do Vale do Itapocu. Fique sempre bem informado!



















