A Câmara Municipal de Jaraguá do Sul bateu o recorde histórico de moções aprovadas em um único ano. Até o dia 15 de setembro, já foram apresentadas 150 moções, superando os números registrados nos anos anteriores. Se a média mensal continuar assim, a expectativa é que o Legislativo feche o ano com mais de 200 moções. Até então, o maior número havia sido registrado em 2023, com 124 moções, seguido por 2024, que totalizou 112 documentos.
Esse número de moções vem aumentando ao longo do tempo. Por exemplo, em 2022 foram 86 recorrências dessa matéria. Em 2021, 80; em 2020, 11 (ano de pandemia); em 2019, 25; em 2018, 28; em 2017, 24; e em 2016, 11 moções.
Legislativo já encaminhou 150 moções até meados de setembro. Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País. Acesse: www.observamais.com.br
TIPOS DE MOÇÕES – Do total até aqui neste ano, 117 foram moções de apelo, instrumento usado pelos vereadores para solicitar formalmente a órgãos ou autoridades a adoção de providências em nome da população. Embora não tenham força de lei, essas proposições servem para dar visibilidade e pressionar pela solução de demandas públicas.
A análise das proposições revela que o foco está no âmbito municipal (99 moções), seguido pelo estadual (15) e federal (2). Algumas foram encaminhadas a mais de uma esfera de governo. Os principais temas foram infraestrutura e mobilidade urbana, saúde, educação, assistência social e inclusão, além de segurança pública e de aplausos.
Legislativo já encaminhou 150 moções até meados de setembro. Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País. Acesse: www.observamais.com.br
Fique sempre bem informado!
Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País. Acesse: www.observamais.com.br
Observação: o portal Observa+ é o portal de notícias que traz todas as notícias do impresso Jornal do Vale do Itapocu. Fique sempre bem informado!