Com a previsão meteorológica de quedas nas temperaturas essa semana, 27, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) reforça os cuidados necessários durante o período de frio intenso. A massa de ar polar prevista pela Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil será a primeira deste ano com maior intensidade, exigindo também atenção redobrada para a prevenção de acidentes domésticos com equipamentos de aquecimento.
Cuidados com a saúde e o bem-estar no frio
O CBMSC orienta que a população mantenha-se bem agasalhada, hidratada e opte por uma alimentação que auxilie no aquecimento do corpo. Mesmo com o frio, as residências devem permanecer ventiladas para garantir a circulação de ar e prevenir doenças respiratórias.
Uso seguro de aquecedores e lareiras
“Alertamos também para os cuidados com uso de aquecedores, lareiras e fogões a lenha, muito comuns nessa época. É essencial que sempre utilizem equipamentos que sejam certificados pelo Inmetro e com a manutenção em dia. No trânsito, pedimos prudência principalmente nessas regiões mais suscetíveis ao congelamento de pista, especialmente a região serrana, onde temos possibilidade de neve e geada. Por fim, lembramos também o cuidado com os animais de estimação. Disponibilize cobertores e mantenha-os afastados das fontes de calor, para evitar acidentes”, alerta o comandante-geral do CBMSC, coronel Fabiano de Souza.

Como evitar incêndios e intoxicações
Com a chegada do frio, é comum nas regiões serranas o uso de fogões a lenha, lareiras e aquecedores. No entanto, esses equipamentos aumentam o risco de incêndios e intoxicações por monóxido de carbono. Para evitar acidentes, o CBMSC recomenda:
- Certifique-se de que o equipamento esteja instalado em local seguro, longe de móveis, cortinas ou tubulações de gás;
- Não utilize roupas, papéis ou objetos inflamáveis próximos às fontes de calor;
- Em lareiras e fogões a lenha, não use madeira industrializada ou em excesso, e nunca abandone o local com o fogo aceso;
- Utilize telas metálicas em lareiras para evitar a propagação de fagulhas;
- Mantenha as chaminés limpas e livres para a saída da fumaça;
- Garanta ventilação adequada nos ambientes com fogo;
- Não utilize álcool ou combustíveis líquidos para acender o fogo, especialmente em ambientes fechados;
- Prefira aquecedores certificados pelo Inmetro e verifique sempre a necessidade de manutenção.
Atenção redobrada no trânsito e com os pets
Além dos cuidados domésticos, o CBMSC reforça a necessidade de atenção no trânsito, principalmente nas regiões serranas, onde há risco de gelo na pista e até possibilidade de neve e geada.
Outro alerta importante é com relação aos animais de estimação: é fundamental protegê-los do frio com cobertores, mas mantendo-os afastados de fontes de calor para evitar acidentes.

Fonte: Agência SECOM
📲 Fique sempre bem informado!
Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País. Acesse: www.observamais.com.br