alesc Demandas Bancadas RegionaisBRDE -
prefeitura de guaramirim

Programa de Incentivo ao Esporte: Jaraguá do Sul se prepara para captar recursos

Reunião promovida pela vereadora Natália Petry reuniu entidades esportivas, representantes da Fesporte e vereadores para esclarecer o funcionamento do incentivo via ICMS
05. MAIO_FEIRAO_DE_FABRICA_NOVO_NIVUS_BANNER_300_X_250px


Na noite dessa segunda-feira (09), entidades esportivas jaraguaenses estiveram presentes na sede do Legislativo municipal para acompanhar uma integração que detalhou o PIE, Programa de Incentivo ao Esporte, projeto coordenado pelo órgão estadual Fesporte (Fundação Catarinense do Esporte). A ação foi proposta pelo gabinete da vereadora Professora Natália Lucia Petry (MDB), que também faz parte do Conselho Estadual de Esporte, e contou com o apoio da Câmara Municipal de Jaraguá do Sul.

No Plenário, estiveram também presentes os vereadores Professor Fernando Alflen (PL) e Charles Salvador (PSDB), assim como Jorge Davi, diretor de políticas públicas e projetos da Fesporte, Gilberto Gesser, secretário municipal de cultura, esporte e lazer, Leonardo de Luca, analista de esporte, Fabricio Vieira, gerente de políticas públicas e projetos, Jean Leutprecht, membro do Conselho Estadual de Esportes e Benhur Rosado Sperotto, comendador esportivo de Santa Catarina e Jaraguá do Sul.

JARAGUÁ BEM CUIDADA

R$ 75 milhões em investimento para projetos esportivos

O PIE prevê um investimento de até R$ 75 milhões em diversos projetos desportivos em Santa Catarina. O programa envolve editais voltados a iniciativas sociais e comunitárias de esporte, escolinhas, paradesporto, eventos esportivos, esportes de rendimento e de participação. Na mesma ocasião, também foi apresentado o PID (Plano de Incentivo ao Desenvolvimento), com foco na formação esportiva de crianças e adolescentes.

programa

Esclarecimento de dúvidas e incentivo ao esporte amador

Durante a integração, as entidades esportivas de Jaraguá do Sul puderam acompanhar a apresentação dos programas e esclarecer dúvidas sobre como participar dos editais. Para a vereadora Professora Natália Lucia Petry, o PIE fortalece especialmente o esporte amador e voluntário feito no município.

alesc Demandas Bancadas Regionais

“Oportunizar as nossas crianças, o nosso povo, a acessar as atividades esportivas como forma de promover a qualidade de vida, cidadãos mais conscientes, porque sabemos que as lições do esporte são levadas para a vida. (…) Há um grande objetivo por trás desse movimento, que é a formação de melhores cidadãos”, garantiu a parlamentar.

Natália também destacou a importância de o Executivo Municipal estar atento ao PIE, já que projetos esportivos da Prefeitura também podem se beneficiar do programa.

programa

Parceria com empresas e incentivo fiscal via ICMS

A captação de recursos será feita por meio de incentivadores — empresas privadas que destinarão parte do ICMS para apoiar projetos aprovados. Organizações da sociedade civil sem fins lucrativos e entidades da administração pública poderão participar, desde que possuam CNPJ e o CRED (Certificado de Registro de Entidade Esportiva).

O valor permitido varia conforme a modalidade e cada projeto tem um limite máximo de recursos que pode receber. Os investimentos podem ser utilizados para aquisição de materiais, equipamentos, pagamento de pessoal e serviços para eventos, entre outros. Após inscrição, os projetos serão avaliados com base em critérios técnicos, sendo listados por nota.

“É para aquela escolinha do bairro”, diz diretor da Fesporte

Jorge Davi, diretor de políticas públicas e projetos da Fesporte, destacou que o foco do PIE está na base esportiva, em ações que realmente impactam as comunidades:

“É aquela escolinha de futebol, aquela associação lá do bairro que precisa da bola de futebol, que precisa da rede, precisa da máquina de cortar grama, ou precisa pagar até um acadêmico de educação física para estar dando as aulas no contraturno escolar, tirar essas crianças de frente das telas, das ruas principalmente. Esse é o objetivo maior da Fesporte”, reforçou.

Outros programas de incentivo também foram abordados

Além do PIE e do PID, foram apresentados o Bolsa Atleta Santa Catarina, que apoia esportistas de diversas categorias no estado, e o PIDE (Projeto de Iniciação Desportiva), realizado em parceria com instituições de ensino superior, ampliando ainda mais as possibilidades de incentivo ao esporte catarinense.

📲 Fique sempre bem informado!
Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País. Acesse: www.observamais.com.br

Últimas notícias

- Horóscopo de hoje 29 de setembro de 2025
Plano Leier comunica o falecimento de Emilia Bolomini Zoz
Plano Leier comunica o falecimento de Diovani Pilar
Plano Leier e a Funerária Martins e Aroldi comunicam o falecimento de Helga Walter
Plano Leier e a Funerária Martins e Aroldi comunicam o falecimento de Ilse Koepp Schmidt
ama - jaraguá - metalnox
05. MAIO_FEIRAO_DE_FABRICA_NOVO_NIVUS_BANNER_300_X_250px
CDL
PMJS-Influenza-2025-300x250
camara de vereadores transitoRestaurante Boa VistaFunerária União
Prefeitura CVV
memorial pet
JARAGUÁ BEM CUIDADA

Colunistas

- Horóscopo de hoje 29 de setembro de 2025
Plano Leier comunica o falecimento de Emilia Bolomini Zoz
Plano Leier comunica o falecimento de Diovani Pilar
Plano Leier e a Funerária Martins e Aroldi comunicam o falecimento de Helga Walter
Plano Leier e a Funerária Martins e Aroldi comunicam o falecimento de Ilse Koepp Schmidt
camara de vereadores transito
ama - jaraguá - metalnox
05. MAIO_FEIRAO_DE_FABRICA_NOVO_NIVUS_BANNER_300_X_250px
Restaurante Boa Vista
memorial pet
PMJS-Influenza-2025-300x250
CDL
Funerária União
JARAGUÁ BEM CUIDADA
Prefeitura CVV

Notícias relacionadas