O município de Jaraguá do Sul marcou presença, pela primeira vez, na 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir), realizada em Brasília entre os dias 15 e 19 de setembro. O evento reuniu representantes de diversas regiões do Brasil com o objetivo de discutir estratégias e propostas que poderão orientar as políticas nacionais de combate ao racismo e promoção da equidade nos próximos anos.
Ao todo, 29 representantes de Santa Catarina participaram da conferência, entre eles três delegados do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), que integraram a comitiva catarinense.
Representatividade inédita
“Pela primeira vez na história, Jaraguá do Sul marca presença na Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial. É um reconhecimento do trabalho sério e dedicado desenvolvido na Plenária de Atualização do Compir”, ressaltou a secretária-executiva da entidade, Ivana Cavalcanti.
Para o presidente do Instituto Internacional Carta Magna da Umbanda, José Aparecido Félix, a participação dos jaraguaenses foi um marco crucial, “especialmente na defesa de políticas e direitos que ainda não se efetivam em nossa região. O que mais nos impressionou foi o apoio e a receptividade do Ministério da Igualdade Racial à nossa causa.”

Vozes locais em Brasília
O coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFSC, Marcelo Silva de Jesus, destacou a importância de levar a pauta para o cenário nacional:
“Foi uma honra representar Jaraguá do Sul e o estado de Santa Catarina nesse momento histórico de luta por justiça social e igualdade racial, reafirmando que o nosso estado também tem a pele preta.”
Já a representante da Comunidade Haitiana em Jaraguá do Sul, Carlyne Mauristhene, reforçou o sentimento de união e empoderamento:
“Representar os povos imigrantes na Conferência foi um momento de profundo empoderamento. ‘Povo preto unido, nada nem ninguém derruba.’”

A conferência
Promovida pelo Ministério da Igualdade Racial, por meio do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial, a 5ª Conapir reuniu diariamente mais de 2 mil pessoas, entre delegados, convidados, observadores, expositores e visitantes.
A programação contou com debates, grupos de trabalho e plenárias sobre temas como políticas públicas de inclusão, combate ao racismo estrutural, valorização das culturas afro-brasileira e indígena, além da defesa dos direitos de povos tradicionais e comunidades imigrantes.
Fique sempre bem informado!
Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País. Acesse: www.observamais.com.br
Observação: o portal Observa+ é o portal de notícias que traz todas as notícias do impresso Jornal do Vale do Itapocu. Fique sempre bem informado!