Pela primeira vez, Jaraguá do Sul participa ativamente da Semana Inclusiva SC, um movimento que promove a inclusão plena de pessoas com deficiência na sociedade e no mercado de trabalho. A abertura das atividades ocorreu nesta segunda-feira (5) com um curso de capacitação para emissão do Laudo Caracterizador da Deficiência, realizado em Blumenau e transmitido simultaneamente para o auditório Lunelli, em Guaramirim.
O curso, promovido pelo Ministério Público do Trabalho em parceria com entidades públicas e privadas, é direcionado a profissionais da saúde e assistência social, abordando critérios técnicos e legais para a emissão do documento — essencial para o cumprimento da Lei de Cotas e para ampliar a empregabilidade de pessoas com deficiência.

Programação em Jaraguá do Sul
Além da transmissão do curso, o município terá dois eventos oficiais:
- Workshop sobre Laudo e Legislação – 04 de setembro, no CEJAS. A participação é gratuita e voltada para empresas interessadas em inclusão no mercado de trabalho. Apenas as participantes poderão integrar o Feirão de Empregos.
- Feirão de Empregos Inclusivo – Dia D – 06 de setembro, no Pavilhão de Eventos, aberto ao público, com apresentações culturais, atendimento à população e oferta de vagas via SINE.
Um marco regional
A participação de Jaraguá do Sul é considerada um marco histórico.
“Tenho a honra de atuar como ponto focal da Semana Inclusiva em Jaraguá do Sul, representando tantas vozes que vêm se mobilizando pela equidade e inclusão. Ver este movimento chegar à nossa região com tanta força e engajamento é uma conquista coletiva. Seguimos firmes, porque inclusão se faz com ação.”, destacou Mariana Cardoso Bezerra, psicóloga, consultora em diversidade e inclusão e ponto focal da Semana Inclusiva no município.
A edição de 2025 celebra os 10 anos da Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015) e os 10 anos da própria Semana Inclusiva, reforçando a importância de ações contínuas em prol da equidade, acessibilidade e valorização da diversidade.
Fique sempre bem informado!
Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País. Acesse: www.observamais.com.br