A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Guaramirim deu início aos preparativos para a criação do Horto Florestal do município, em reunião realizada na quarta-feira (7) com representantes da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina). Estiveram presentes o secretário Eduardo Zimmermann e o gerente regional da Epagri, Héctor Silvio Haverroth.
A iniciativa será viabilizada por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado entre a Prefeitura e o Ministério Público, que destina um investimento inicial de R$ 150 mil para a implantação do espaço.
Um novo espaço para cultivo, educação e lazer
O Horto Florestal de Guaramirim será implantado em um terreno do município localizado na estrada Ponta Comprida, e terá como principal função o cultivo de mudas destinadas aos programas de arborização urbana da cidade.
Além da função ambiental, o espaço também abrigará atividades de educação ambiental e poderá ser utilizado pela comunidade como área de lazer e conscientização ecológica.

Previsão de conclusão em maio de 2026
A proposta é que o projeto esteja concluído até maio de 2026, fortalecendo as ações do município na área de sustentabilidade e contribuindo para a preservação e ampliação das áreas verdes de Guaramirim.

“É um projeto que vai muito além do plantio de árvores. O horto será um ponto de apoio às nossas ações ambientais e também um espaço de aproximação da comunidade com a natureza”, destacou o secretário Eduardo Zimmermann.
📲 Fique sempre bem informado!
Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País. Acesse: www.observamais.com.br