A Defesa Civil de Guaramirim, participou no domingo (18) do Simulado Geral de Desastres, organizado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, com o objetivo de testar e aprimorar os protocolos de resposta em situações de emergência. A simulação, que envolveu um cenário de alagamento, foi realizada na Rua Martin Zeich, no bairro Avaí, e contou com a presença de representantes do Grupo de Ações Coordenadas (GRAC) do município.
Conforme o diretor da Defesa Civil de Guaramirim, Francisco Santiago Gomes, a simulação contabilizou 57 desabrigados — sendo 50 alunos do Centro de Educação Santina Schorck — além de 6 desalojados, 5 residências afetadas e 1 abrigo aberto, totalizando 63 pessoas atingidas.
As ações imediatas incluíram a abertura de abrigo, o uso de maquinário para manutenção das vias e a distribuição de cestas básicas, kits de limpeza, kits de higiene pessoal e colchões.
Para Francisco Santiago, o simulado foi essencial para identificar falhas e aprimorar os procedimentos. “Agora vamos elaborar um plano de ação para definir com mais clareza o papel de cada setor em situações de emergência, além de corrigir outros pontos que precisam ser aperfeiçoados”, afirmou.