O abastecimento de água em Guaramirim foi interrompido nesta terça-feira (12) nos bairros Avaí, Amizade e Centro após a detecção de contaminação no Rio Itapocuzinho, manancial que abastece o município. Este é o terceiro caso de contaminação registrado em apenas três semanas, acendendo o alerta das autoridades. a situação deve se prolongar até quarta-feira (13).
Análises iniciais apontaram altos níveis de ferro na água, impossibilitando o tratamento para consumo.

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Geovani Satler, os testes estão sendo realizados a cada 10 minutos, e todos seguem confirmando a presença do contaminante.
“Já constatamos que a presença de ferro foi detectada rio acima, o que indica que provavelmente a contaminação veio de Jaraguá do Sul. Nossas equipes estão monitorando a situação e realizando análises para garantir a segurança da população antes de retomar o fornecimento”, afirmou.
A situação mobiliza diversas frentes em Guaramirim: Fujama, IMA, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros também atuam na investigação e contenção do problema. Satler alertou que a interrupção deve se estender para toda a cidade nas próximas horas, caso a captação permaneça suspensa.
Ação para acelerar a limpeza da água
A Prefeitura de Guaramirim, por meio da Defesa Civil, em ação conjunta com a Defesa Civil de Jaraguá do Sul e com apoio da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama), realizará descargas de água na vala contaminada para acelerar a limpeza e possibilitar o retorno da captação o mais rápido possível.
No início da tarde, o fiscal do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Jefferson Hernandez, esteve na Águas de Guaramirim para comunicar o embargo temporário de uma empresa em Jaraguá do Sul, apontada como possível responsável pela contaminação. A Polícia Ambiental deve fazer uma vistoria no local ainda hoje.
Atualmente, não há previsão para a normalização do abastecimento. A Prefeitura de Guaramirim seguirá informando a população sobre novos desdobramentos assim que houver atualização dos laudos e resultados das análises.
*Matéria atualizada às 15h25
Fique sempre bem informado!
Participe do nosso grupo de WhatsApp e acompanhe as principais notícias do País. Acesse: www.observamais.com.br
Observação: o portal Observa+ é o portal de notícias que traz todas as notícias do impresso Jornal do Vale do Itapocu. Fique sempre bem informado!